A divisão do trabalho entre o campo e a cidade
O meio urbano é o espaço constituído pela cidade. Diferencia-se do meio rural, que é o espaço constituído pelo campo. No entanto, o espaço urbano e o espaço rural dependem um do outro e se complementam. Enquanto o campo se dedica às atividades primárias (extrativismo e agropecuária) , a cidade dedica-se às atividades secundárias (industrias) e terciarias (comércios e serviços).
Há cerca de 10.000 anos, o homem aprendeu a domesticar animais e a cultivar plantas. A partir de então, ele pode se fixar em um determinado lugar e, assim., tornou-se sedentário.
Durante muitos séculos, a prática da pecuária e da agricultura, que se desenvolvia no campo, apenas garantia a sobrevivência do grupo social, sem permitir a acumulação de recursos. Com o tempo, os grupos humanos começaram a obter um excedente de alimentos e outros produtos, como peças artesanais, roupas e etc. Ou seja, depois que os bens obtidos com a produção eram distribuídos entre todos os membros da comunidade, ainda sobrava uma parte.
Até conseguir o excedente econômico, praticamente todos os membros de um mesmo grupo social trabalhavam na terra, cultivando-a ou cuidando do gado, além de praticarem a caça, a pesca ou o extrativismo vegetal. Depois disso, deixou de ser necessário que todos se dedicassem ás atividades manuais.
Assim embora a maioria das pessoas continuasse no campo, dedicando à produção de alimentos e a criação de gado, pela primeira vez uma minoria começou a executar outras atividades, tornando-se, por exemplo comerciantes, sacerdotes, militares ou administradores.
Essas novas atividades já não eram desenvolvidas no campo, mas na cidade o novo espaço geográfico que muito lentamente passaria a reunir pessoas, habitações e outras edificações, como igrejas, mercados, palácios, etc..
Em resumo, foi assim que, há milhares de anos. surgiu a divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade. O campo se especializou na produção de alimentos e de matérias primas, que em grande parte eram enviadas para a cidade. Esta por sua vez se especializou na atividade comercial, na atividade político administrativa e na fabricação de bens econômicos, inicialmente através do artesanato, depois através da manufatura e por fim da fábrica ou indústria moderna.
Na verdade a divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade foi definitivamente consolidada com a Revolução Industrial. Isso porque a atividade industrial, desenvolvia a concentrada na cidade, passou a comentar as atividades econômicas da sociedade moderna, o que resultou nos espaços urbanos industriais que tão bem caracterizam o atual espaço geográfico mundial.
pergunta
1)que atividades ajudam a caracterizar o campo ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Acho que o plantio de hortaliças, é mais comum no campo, criação de animais como o boi, galinha , cavalo, porco .
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás