A divisão do território brasileiro em complexos regionais considera os principais aspectos naturais associados à realidade de cada área. Seus limites não são fixos e seus contornos são dinâmicos. Em relação à divisão regional do Brasil em complexos regionais, pode-se afirmar:
a) A Região Sudeste, a mais dinâmica e diversificada economicamente, é formada pelos estados de Minas Gerais, Espíríto Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
b) Os limites do Nordeste, a região mais expropriada, durante a colonização, se estabelecem, no interior, pelo domínio do clima tropical úmido, que abrange, também, o norte do Espírito Santo.
c) Os limites da Amazônia, cuja ocupação desordenada provoca sérios problemas ambientais, têm seu traçado estabelecido pela área original de cobertura da floresta, incluindo toda a Região Norte, o norte do Mato Grosso e o oeste do Maranhão.
d) A Região Centro-Oeste, de ocupação recente, em decorrência do agronegócio e da pecuária extensiva, foi beneficiada com parte do Tocantins, por apresentarem características geográficas semelhantes
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Seus limites não são fixos e seus contornos são dinâmicos. Em relação à divisão regional do Brasil em complexos regionais, pode-se afirmar: 01) A Região Sudeste, a mais dinâmica e diversificada economicamente, é formada pelos estados de Minas Gerais, Espíríto Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Espero ter ajudado :3
Perguntas interessantes