A diversidade e o preconceito são dois termos que andam juntos?
Soluções para a tarefa
O preconceito está ligado a um pré-julgamento, ou seja, à formação de um conceito ou opinião antes de se ter os conhecimentos adequados sobre determinado assunto. Portanto, o preconceito é um erro duplo: pela intolerância implícita e pelo fato de carregar, em sua origem, a própria ignorância ou desconhecimento perante algo.
O preconceito, qualquer que seja ele, decorre de um suposto “afastamento” de algo que é considerado “normal”; algo que foge do discurso dominante ou que é desviante em relação a um padrão visto como normalidade. Ou seja, tudo aquilo que foge à cultura hegemônica patriarcal, branca, heterossexual e cristã é visto como desvio – é aí que se encontra o preconceito.
A diversidade, por sua vez, caracteriza-se pelo compartilhamento de determinados grupos humanos quanto à sua descendência (caso dos afrodescendentes), códigos socioculturais (incluindo-se aqui os religiosos), acessibilidade (caso dos deficientes), gênero e opção sexual. Embora a diversidade pareça estar ligada às minorias de uma sociedade – já que escapa àquilo que é hegemônico –, ela corresponde muitas vezes a uma grande parcela da população, como é o caso dos afrodescendentes, que compõem cerca de 50% dos brasileiros.