A ditadura militar brasileira durou de 1964 a 1985. Nesse período, o país foi governado por cinco generais do Exército. Apesar das semelhanças entre esses governos, o regime passou por fases diferentes, com características políticas próprias, Indentufique essas fases e suas principais características.
Soluções para a tarefa
Historicamente divide-se a Ditadura na fase do disfarce legalista, a fase inicial da Ditadura (1964 a 1968), fase do terror (ou "anos de chumbo", de 1969 a 1978), e a reabertura democrática, a fase final da ditadura, que durou de 1978 até o seu fim, em 1985, quando o país teve eleições presidenciais indiretas para o cargo máximo do Executivo.
A fase do disfarce legalista mantinha os partidos políticos e o Parlamento funcionando "à pleno vapor", mas se proibiram alguns partidos políticos (os de esquerda) e o governo tinha o poder de caçar os direitos políticos dos cidadãos, razão pela qual se fala em "disfarce".
Em 1969 começam os anos de chumbo, com a proibição da organização política, ampla censura, uso da tortura e assassinato de diversos presos políticos.
Em 1978 há o "abrandamento" do sistema, volta a participação política limitada e começam as reabilitações políticas, com a Lei da Anistia (de 1979), que começa a levar o país ao caminho democrático.