A Ditadura do Relógio
1-) Que diferença o autor estabelece entre o tempo da natureza e o tempo do relógio?
2-) Que mudanças a introdução do relógio mecânico significa para a vida do homem moderno?
3-) O que significa dizer que o relógio transformou o tempo em uma mercadoria?
4-) Na sua opinião, as questões colocadas pelo autor a respeito da vida do homem do século XIX ainda valem para os dias de hoje? Justifique.
Soluções para a tarefa
1)Tempo da natureza: trabalhavam até o sol ir embora
Tempo do relógio: Tinham que trabalhar 18 horas por dia.
2) Por que o homem passou a ter uma alta jornada de trabalho
3)Por que eles trabalhavam muito e com isso eles produziam bastante, favorecendo assim o empregador.
4)Hoje em dia temos leis que garantem ao trabalhador os seus direitos então não se parece tanto com antes que as condições de trabalho eram precárias e os trabalhadores não tinham direito de nada.
1 - O tempo na natureza é regido por "ciclos" (dias, tardes, estações do ano, etc), enquanto o tempo do relógio é cronometrado, medido de forma mecânica e matematizada.
2 - A introdução do relógio criou novas formas de regular o trabalho e a vida, tornando a "vida produtiva" do homem muito mais importante que a sua "vida particular".
3 - O relógio permitia que o tempo de trabalho fosse rigidamente controlado, de forma que o trabalhador fosse pago não por aquilo que produzia, mas sim pelas horas trabalhadas, tornando o próprio trabalho algo que poderia ser negociado no "mercado de trabalho", com um preço determinado.
4 - Muito daquilo que marcou a vida do homem do Século XIX, como a exigência de produzir e a ideia de que só é digno aquele que trabalha, continua sendo comum nos dias de hoje, mesmo que outros elementos tenham sido abandonados, e ajuda a explicar o funcionamento do nosso atual modelo econômico.