A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma das distrofias que mais acometem as crianças e os adolescentes. Trata-se de uma doença hereditária, degenerativa, ligada ao cromossomo X, que acometem pessoas do sexo masculino. As manifestações clínicas se iniciam na infância.
Considerando o contexto, analise as seguintes afirmativas:
I. A DMD é uma patologia de origem genética que acomete exclusivamente o sistema musculoesquelético, causando muitas deformidades e perda da capacidade de deambulação.
II. Com a evolução da doença ocorre uma fraqueza dos músculos glúteo médio e mínimo, resultando em inclinação da pelve na postura bípede.
III. A fraqueza muscular se apresenta de maneira ascendente, simétrica e bilateral, com início nos membros superiores e cintura escapular.
IV. O sinal de Gowers é característico desta patologia, representado pela dificuldade da criança em se levantar do chão, devido a atrofia dos músculos extensores do quadril e joelho.
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma:
a.
II, III e IV.
b.
II e IV.
c.
I, II e IV. Incorreto
d.
I e II.
e.
I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Letra B
Explicação:
II e IV. Correta
Respondido por
9
b. II e IV.
A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) compreende a principal distrofia que acomete crianças e adolescentes. É uma doença hereditária, degenerativa, que possui ligação com o cromossomo X, que ocorre, em especial, com pessoas do sexo masculino. Além disso, as manifestações clínicas têm início na infância.
A evolução da doença provoca uma fraqueza que atinge os músculos do glúteo médio e mínimo, causando uma inclinação da pelve.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás