Biologia, perguntado por joaoxxsoled, 6 meses atrás

A distribuição dos seres humanos no mundo foi significativamente alterada no Neolítico, iniciado há, aproximadamente, 10 mil anos. Sobre esse período, marque a alternativa INCORRETA:


a) O desenvolvimento da agricultura constituiu um processo lento, na medida em que a humanidade conseguia domesticar um número maior de espécies. A geração de excedentes foi fundamental para a especialização do trabalho e a formação de sociedades mais complexas.

b) Enquanto os grupos de caçadores e coletores viviam de forma mais igualitária e havia menor especialização nas funções desempenhadas pelos seus membros, nas comunidades sedentárias a especialização crescente do trabalho deu origem à formação de elites. Além disso, tais grupos passaram a apresentar maior noção de propriedade da terra.

c) A agricultura se desenvolveu nos locais onde as condições ambientais eram mais favoráveis (clima, vegetação) e pelas vantagens óbvias da produção de excedentes alimentares diante de grupos de caçadores e coletores que alcançavam um limite numérico viável à sobrevivência.

d) A pressão populacional existente entre os grupos de caçadores e coletores crescia significativamente, o que tornava os métodos de controle populacional praticados insuficientes. Deste modo, tais grupos precisaram migrar para regiões menos favorecidas, situação muito importante para a observação da natureza e posterior desenvolvimento agrícola.

e) Podemos afirmar que o desenvolvimento da agricultura no período Neolítico é processo fundamental para a compreensão da distribuição atual das sociedades no planeta, haja vista que tornou possível o surgimento de aglomerações urbanas cada vez maiores.

Soluções para a tarefa

Respondido por ebpaw3d493
0
C confia na call do pai
Perguntas interessantes