A distribuição dos alvéolos e capilares bem como a ação da gravidade fazem com que exista uma diferença regional entre a ventilação e perfusão pulmonar (figura 1). Essa diferença regional não é estática, é chamada de relação ventilação perfusão e pode variar de acordo com o posicionamento do indivíduo bem como por alterações fisiológicas ou patológicas. west Adaptado de West, 2012, p. 51 Considerando a figura, assinale a alternativa que descreve corretamente o que ela representa. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
a. Na base a pressão arterial é menor do que a pressão alveolar, fazendo com que as unidades alveolares sejam mais bem perfundidas quando comparadas ao ápice.
b. As diferenças de pressões alveolar, arterial e venosa possui efeito indireto alterações na relação ventilação/perfusão.
c. As diferenças regionais de ventilação/perfusão tem somente relação com a variação da pressão alveolar.
d. .A pressão alveolar menor do que a pressão venosa e arterial faz com que as unidades alveolares da base sejam menos expandidas do que a do ápice.
e. A pressão alveolar maior do que a pressão venosa e arterial faz com que as unidades alveolares da base sejam menos expandidas do que do ápice.
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra d, qual seja: d. .A pressão alveolar menor do que a pressão venosa e arterial faz com que as unidades alveolares da base sejam menos expandidas do que a do ápice.
Isso porque o texto do enunciado diz respeito as questões relacionadas a distribuição dos alvéolos e dos capilares no pulmão.
Importante notar que tais características são determinadas de acordo com o individuo, tendo em vista suas alterações patológicas ou fisiológicas.
espero ter ajudado!
RESPOSTA: A pressão alveolar menor do que a pressão venosa e arterial faz com que as unidades alveolares da base sejam menos expandidas do que a do ápice.