A distribuição das principais causas de mortalidade e morbidade têm mudado profundamente nos países desenvolvidos e em muitos países em desenvolvimento se observa uma tendência similar. Em 2001, as doenças não transmissíveis foram as causas de 60% dos casos em 56 milhões de disfunções anuais e de 47% de carga mundial de mortalidade. Considerando que essas cifras e o crescimento previsto dessa carga estão profundamente associados com a prevenção das doenças não transmissíveis, é possível afirmar que este seja o grande desafio para a saúde pública mundial (WHA57.17, 22/05/2004). Em relação à promoção da saúde, a Estratégia Global indica que:
Escolha uma:
a. Grupos sociais tidos como de exclusão social devem ser vistos como um dos focos prioritários, uma vez que apresentam risco aumentado em relação aos demais grupos.
b. A ampliação da distribuição de medicamentos gratuitos pela saúde pública é uma medida altamente eficaz na promoção à saúde.
c. A simples difusão de conhecimentos é um fator insuficiente para mudanças sustentáveis no estilo de vida e hábitos da população.
d. A maioria dos fatores de risco ganha evidência na segunda metade da vida, razão pela qual a prevenção deve ter como alvo os adultos e idosos.
e. A eficácia das políticas de promoção de vida saudável inclui uma sintonia entre o comunicador e o ouvinte, de tal forma que a mensagem possa ser assimilada.
Soluções para a tarefa
A alternativa A) Grupos sociais tidos como de exclusão social devem ser vistos como um dos focos prioritários, uma vez que apresentam risco aumentado em relação aos demais grupos.
O trabalho para promoção da saúde deve ser voltado para toda a população, principalmente para os grupos que estão em exclusão social e que vivem em situação de vulnerabilidade social, tendo em mente que possuem fatores de riscos mais graves, como a falta de recursos, educação e renda.
A difusão de conhecimento é uma forma eficaz de gerar mudanças sustentáveis, porém, é mais importante agir do que apenas falar e se comunicar com o publico ouvinte, é importante que haja interação entre saúde e população.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A alternativa correta é a letra C
A simples difusão de conhecimentos é um fator insuficiente para mudanças sustentáveis no estilo de vida e hábitos da população.