A disputa pelo poder na uniao sovietica entre trotsky e stalin, apos a morte de lenin, em 1924, teve como eixo de discussao sobre:
Soluções para a tarefa
Trotsky, por outro lado, afirmava que o nunca seria possível construir o socialismo num país isolado. O socialismo era por essência um sistema internacionalista, e portanto deveria se expandir por todo o mundo (lembrando que devido aos Impérios coloniais, se apenas França e Inglaterra se tornassem socialistas, já se teria mais da metade do mundo sob o novo sistema, pois seus Impérios coloniais viriam junto), Caso contrario, o socialismo não conseguiria se desenvolver e acabaria descaracterizado. Era o princípio da "Revolução Permanente".
Stalin venceu a disputa e Trotsky foi exilado e depois assassinado.
Espero ter ajudado,abçs!
A disputa pelo poder na Uniao Soviética entre Trotsky e Stalin, após a morte de Lenin, em 1924, teve como eixo de discussão sobre a expansão ou não da revolução socialista mundial como forma de consolidar internamente o regime. Letra A.
A briga entre Trotsky e Stálin era além de pessoal, uma briga pelo poder do partido e do Estado.
Ambos marxistas, mas discordantes em assuntos básicos, como os fundamentos políticos que envolviam diretamente:
- O ideal de Revolução Permanente defendido por Trotsky
- A defesa da política do socialismo em um só país defendido por Stálin
Lembrando que esse conflito culmina com a morte de Trotsky a golpes de picareta.
Stálin e seus seguidores, os stalinistas, consideravam que a revolução socialista deveria ser instalada na União Soviética, tendo em vista, que aquele território encontrava-se isolado pelo fracasso de tentativas revolucionárias, e também pela hostilidade do capitalismo.
Já Trotsky, defendeu até a morte o marxismo ao tentar combater a burocracia no Estado Operário.
Aprenda mais sobre a União Sovíética:
https://brainly.com.br/tarefa/760388
Bons estudos!