A dispensação de medicamentos, isentos ou não de prescrição, deve ser entendida como um processo de atenção à saúde. Quando a dispensação é acompanhada de orientação adequada, os riscos relativos ao medicamento diminuem, contribuindo para que os estabelecimentos farmacêuticos sejam um verdadeiro estabelecimento de saúde. Sobre o papel do farmacêutico na prescrição e na dispensação de medicamentos, analise as sentenças a seguir:
I- A legislação sanitária vigente assegura ao profissional farmacêutico o direito à prescrição de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) como também daqueles sob prescrição médica.
II- Quando um farmacêutico mantém livre o acesso aos MIPs na farmácia, ele se isenta da responsabilidade por eventuais agravos à saúde que o paciente venha a sofrer.
III- Para que o farmacêutico realize a prescrição de medicamentos, deve se submeter à prova de reconhecimento de título realizada pelo conselho de farmácia de sua região.
IV- O farmacêutico deve ter conhecimento sobre os tipos de receitas para a prescrição de medicamentos controlados. Essa prescrição só pode ser feita por profissionais habilitados, sendo eles médicos, dentistas e veterinários.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) Somente a sentença III está correta.
C) Somente a sentença I está correta.
D) Somente a sentença IV está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
D
Explicação:
correta: O farmacêutico deve ter conhecimento sobre os tipos de receitas para a prescrição de medicamentos controlados. Essa prescrição só pode ser feita por profissionais habilitados, sendo eles médicos, dentistas e veterinários.
Marisangela1234:
Está corretíssima.
Respondido por
0
Resposta:
D) Somente a sentença IV está correta.
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás