A discussão sobre os formatos de se organizar a assistência à saúde adquire grande importância no momento em que os diversos atores envolvidos (gestores, profissionais de saúde, órgãos formadores e entidades) debatem as várias possibilidades de intervir em saúde. O sistema de saúde brasileiro percorreu um caminho evolutivo que passou por diversos modelos, refletindo tendências mundiais e diversos momentos de consolidação do capitalismo nacional e internacional, principalmente as tendências hegemônicas.
MALTA, D. C.; SANTOS E. P. O programa de saúde da família (PSF) e os modelos de assistência à saúde no âmbito da reforma sanitária brasileira. Revista Médica de Minas Gerais, v. 13, n.4, p. 251-259, 2013.
O modelo médico encontra seus fundamentos na chamada medicina flexneriana, reforma médica operada em 1910, nos Estados Unidos da América (USA) a partir do Relatório Flexner. Considerando o texto apresentado, em relação às características do modelo médico, avalie as afirmações abaixo.
I. Foco no indivíduo, saúde e doença como mercadoria, estímulo ao consumismo médico e participação passiva e subordinada dos consumidores.
II. Ênfase no biologismo, privilégio da medicina curativista, medicamentalização dos problemas.
III. Modelos tecno-assistenciais, combinações tecnológicas estruturadas para o enfrentamento de problemas de saúde individual e coletiva, visão militarista de combate às doenças de massa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sim há de que em várias coisas incluindo biologia física turismo e muitas outras coisas fossem únicos amigos e amigas pessoas que não têm condições financeiras e também todas pessoas para assistir no hospital pago essa menina que gosta
Perguntas interessantes