A discussão sobre humanização em saúde tem sidointensificada na atualidade. Nesse contexto, foicriada, no Brasil, a Política Nacional de Humanização,para que princípios do Sistema Único de Saúdecomo equidade, integralidade e participação socialdo usuário sejam implementados.Considerando a discussão sobre humanização nosetor de radiodiagnóstico, avalie as afirmaçõesa seguir.I. A abordagem de atendimento cortêsrealizada pelo tecnólogo em radiologiadifere dos princípios da humanização,pois sua base deve estar centrada eminformações relacionadas à radiação e àproteção radiológica.II. A gestão que exige alta produtividade dosetor de radiodiagnóstico em condiçõesde diversidade de exames e com altofluxo de pacientes e que proporcionasua independência em relação às demaisáreas do hospital favorece a atividade dehumanização.III. O atendimento do paciente que considerasuas limitações físicas e seu contexto social,além de fornecer esclarecimentos técnicossobre o posicionamento durante a aquisiçãode imagem colabora com a prática daintegralidade das políticas de saúde quepreveem a humanização.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O atendimento médico especializado, assim como o dos vários profissionais dos diferentes setores do serviço de saúde, precisa ter como mote a noção de humanização. Dessa forma, sempre se deve procurar compreender o ser humano que procura os serviços como um indivíduo integral, com sentimentos.
O atendimento, portanto, de um tecnólogo em radiografia, deve levar em consideração as limitações físicas e o contexto social dos indivíduos que procuram seu trabalho.
III. O atendimento do paciente que considera suas limitações físicas e seu contexto social, além de fornecer esclarecimentos técnicos sobre o posicionamento durante a aquisição de imagem colabora com a prática da integralidade das políticas de saúde que preveem a humanização.
Está correta, portanto, apenas a assertiva reproduzida abaixo:
B. III, apenas.