A discussão sobre a intolerância religiosa e política foi estudada por muitos filósofos. O filósofo inglês John Locke (1632 -1704) salientava que não era competência do Estado a salvação de almas. Assim escreveu que “ todo o poder do governo civil diz respeito apenas aos bens civis dos homens, está confinado para cuidar das coisas deste mundo. E absolutamente nada tem a ver com o outro mundo”. (LOCKE, J. Carta Acerca da Tolerância. In__ LOCKE, J. Carta Acerca da Tolerâcia; Segundo tratado sobre o governo; Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, p.6. (os Pensadores) Portanto, defendia a livre consciência do homem sem interferência do Estado. Na idade média, a religião do povo deveria ser a religião do príncipe, pois aquele que discordava da religião do monarca era considerado como desafiante da ordem política. Locke procura mostrar que religião e Estado não deviam estar juntos, pois não era competência do Estado a salvação das almas. Com a separação da política e da religião, cada um atuando em seu espaço social, a intolerância toma uma perspectiva diferente da religiosa. Assinale a alternativa que identifica qual o teor da intolerância política:
Escolha uma:
a. Na intolerância política o ódio é fundado na razão e é instrumentalizado.
b. Na intolerância política a contestação é vista como um direito democrático
c. A intolerância política tem a capacidade de aceitar a diferença, vendo nela uma fonte de enriquecimento. d. Na intolerância política o ódio é teológico, fundamentado em Deus .
e. Na intolerância política o ódio é subjetivo e irracional.
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Resposta correta: Letra A - Na intolerância política o ódio é fundado na razão e é instrumentalizado.
Pag. 9 livro EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - Unidade 4 " Não se trata mais de ódio subjetivo, mas de um ódio fundado na razão e instrumentalizado: o fanático e sectário manifesta sua intolerância como se essa fosse uma necessidade racional, em prol de objetivos humanitários, não raras vezes, fundamentado num discurso justificador das atrocidades cometidas em nome da humanidade e dos oprimidos. (SILVA, 2004, s./p.)"
Pag. 9 livro EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - Unidade 4 " Não se trata mais de ódio subjetivo, mas de um ódio fundado na razão e instrumentalizado: o fanático e sectário manifesta sua intolerância como se essa fosse uma necessidade racional, em prol de objetivos humanitários, não raras vezes, fundamentado num discurso justificador das atrocidades cometidas em nome da humanidade e dos oprimidos. (SILVA, 2004, s./p.)"
aina:
correto
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Resposta Correta: Na intolerância política o ódio é fundado na razão e é instrumentalizado.
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