Sociologia, perguntado por macroente, 2 meses atrás

A discussão acerca de teorias explicativas sobre o Estado é apresentada na primeira unidade do material didático e explora, dentre outros aspectos, o contratualismo como perspectiva analítica, tendo como bases para nossa interpretação o estado de natureza e o estado civil por Locke, Hobbes e Rousseau (GIMENES, 2018). Nesse sentido, para Montaño e Duriguetto (2011, p. 23), o contrato social “[…] seria o meio pelo qual ocorreria a passagem de um estado para outro. O Estado seria o produto do contrato social, ou seja, da conjunção de vontades individuais”.



GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, Sociedade e Movimentos Sociais.
Maringá/PR: Unicesumar, 2018.

MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social.
3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.



Acerca desse tema, analise as afirmações a seguir:

I – Para os autores contratualistas, o estado de natureza diz respeito à vida social anterior ao surgimento do Estado (ente político).

II – O contrato social foi tomado como positivo por ambos os pensadores contratualistas, que defendiam poder absoluto ao soberano.

III –O grande consenso do contratualismo é o estabelecimento de direitos e deveres como forma de organização social para sobrevivência.

IV – O estabelecimento do contrato social por meio da criação do Estado teria se dado em virtude dos crescentes conflitos sociais.


É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e III apenas.
Alternativa 2:

II e III apenas.
Alternativa 3:

III e IV apenas.
Alternativa 4:

I, III e IV apenas.
Alternativa 5:

I, II e IV apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jandrei94
1

Resposta: alternativa 4

Explicação: I III e IV

Respondido por priscilasm2
6

O contrato social foi defendido pelos pensadores contratualistas, mas nem todos concordavam com um poder absoluto ao soberano. John Locke defendia a monarquia parlamentarista e Rousseau uma democracia mais direta.

O que foi o contrato social?

Contrato social é um termo utilizado para demonstrar a relação entre o indivíduo e o Estado, onde existe um acordo de soberania do governo sobre a população.

O motivo da necessidade de um contrato social está no fato de o homem, para viver em sociedade, precisa ser governado por alguém imparcial que garanta os direitos e o bem comum.

Para maiores informações sobre Contrato Social, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/46018548

Bons estudos!

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes