A "disciplina" não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder, uma modalidade para exercê-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de técnicas, de procedimentos, de níveis de aplicação, de alvos; ela é uma "física" ou uma "anatomia" do poder, uma tecnologia. (foucault, 1987, p. 177). Foucault, michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel ramalhete. Petrópolis, rio de janeiro: vozes, 1987. Leia atentamente o trecho acima e, com base em seus conhecimentos de filosofia, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) a disciplina e o poder são categorias do pensamento de hegel, que se preocupou em associar a arquitetura das escolas com a dos presídios. B) hannah arendt associou a disciplina ao poder, ressaltando o lado negativo do poder e da política. C) michel foucault estudou a relação da disciplina com o poder. Para ele, a disciplina reforça a hierarquia de poder dentro das instituições. D) karl marx estudou a disciplina e indicou sua relação com as forças produtivas e o sistema capitalista. E) kant estudou a disciplina e sua relação com o poder, apontando a primeira como uma forma de manutenção da ordem vigente
Soluções para a tarefa
Podemos definir como correta a: Alternativa C. Michel Foucault constatou a relação da disciplina com o poder. Para ele, a disciplina fortalece a hierarquia de poder dentro das instituições.
Sobre a Disciplina
A capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer ser humano através da prática de determinada ação de forma organizada e perseverante, a fim de obter um bem ou fim determinado.
A pessoa disciplinada pode ser determinada como organizada, sistemática, obediente e até como submissa, por ter a capacidade de se submeter às regras.
Temos como tipos de disciplinas:
- Disciplina rígida;
- Disciplina permissiva; E
- Disciplina positiva.
Entenda mais sobre disciplina em:
https://brainly.com.br/tarefa/24888824
#SPJ4
Resposta: C
Michel Foucault estudou a relação da disciplina com o poder. Para ele, a disciplina reforça a hierarquia de poder dentro das instituições.
Explicação: