A "disciplina" não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder, uma modalidade para exercê-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de técnicas, de procedimentos, de níveis de aplicação, de alvos; ela é uma "física" ou uma "anatomia" do poder, uma tecnologia. (FOUCAULT, 1987, p. 177).
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.
Leia atentamente o trecho acima e, com base em seus conhecimentos de filosofia, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Michel Foucault estudou a relação da disciplina com o poder. Para ele, a disciplina reforça a hierarquia de poder dentro das instituições.
b. Karl Marx estudou a disciplina e indicou sua relação com as forças produtivas e o sistema capitalista.
c. Kant estudou a disciplina e sua relação com o poder, apontando a primeira como uma forma de manutenção da ordem vigente.
d. Hannah Arendt associou a disciplina ao poder, ressaltando o lado negativo do poder e da política.
e. A disciplina e o poder são categorias do pensamento de Hegel, que se preocupou em associar a arquitetura das escolas com a dos presídios.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Michel Foucault estudou a relação da disciplina com o poder. Para ele, a disciplina reforça a hierarquia de poder dentro das instituições.
nayana1998nunes:
correto
Respondido por
3
Olá!
A alternativa A está correta.
Foucault buscou entender como o exercício de poder se dá nas sociedades modernas, dialogando sobre este fato através da estrutura disciplinar teoria essa que apresenta o Estado como um mecanismo que impõe a disciplina no espaço social a partir de seus agentes.
Deste modo, essa ação passa a reproduzira estrutura como por exemplo nas instituições escolares, que colocam o aluno em uma organização que define sua formação os coagindo para que não se recusem às regras e normas.
Perguntas interessantes