Português, perguntado por gabriel020220062020, 9 meses atrás

A disciplina do amor

Foi na França, durante a segunda grande guerra; um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa.
A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro, já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu), continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para “aquela” direção.

(Lygia Fagundes Telles)

1. Qual é o foco narrativo do texto? Justifique com uma passagem do texto. *

Sua resposta

2. Há uma pequena passagem em que a narradora dialoga com o leitor. Copie: *

Sua resposta

3. Copie do texto uma passagem que revela que o cachorro estava lá, sempre, pontualmente: *

Sua resposta

4. Retire do texto dois trechos ou expressões que comprovem o quanto o cachorro era disciplinado: *

Sua resposta

5. Apos a leitura do texto "A disciplina do amor" explique o sentido da palavra "Disciplina" presente no título. *

Sua resposta

6. No primeiro parágrafo do texto, o advérbio "pontualmente" exprime: *

Lugar

Tempo

Modo

Meio

7. No trecho "continuou a ir diariamente até a esquina" ... O advérbio "Diariamente" poderia ser substituído por: *

Exporadicamente

Eventualmente

Cotidianamente

8. O adverbio "pontualmente" aponta um fato: *

Previsível na vida do cachorro

Concluído na vida do cachorro

Sucessivo na vida do cachorro



Sinopse

Quando volta para casa, depois de um dia de trabalho, o professor universitário Parker (Richard Gere) encontra um frágil filhote de akita na plataforma de passageiros da estação de trem que costuma usar. Ao saber que o pequeno cachorro ficará lá por toda a noite, sem qualquer cuidado, Parker decide levá-lo para casa, e dá ao novo amigo o nome de Hachiko. A ligação entre os dois é imediata, e mesmo quando Cate, sua esposa, insiste para que o professor se livre do filhote, ele defende sua permanência em casa.

Logo, Parker percebe que Hachiko estará Sempre ao Seu Lado. Fiel, o cachorro sai todo dia com o dono, que vai trabalhar, o acompanhando até a estação de trem, e voltando no fim da tarde para buscá-lo. E essa rotina se repete inúmeras vezes, até que, um dia, o dono do akita não aparece no trem que costumava vir. Mesmo com a ausência de Parker, seja na estação, seja em sua casa, Hachiko segue sua rotina diária de aguardá-lo no mesmo local, no fim da tarde, na esperança de que um dia seu amigo volte.

Baseado em uma história real, Sempre ao Seu Lado é protagonizado e produzido pelo ator Richard Gere, que convidou seu amigo Lasse Hallström para dirigí-lo novamente. Os dois já haviam trabalhado juntos em O Vigarista do Ano, de 2006. O verdadeiro Hachiko viveu no começo do século XX, no Japão. Depois da morte de seu dono, um professor da universidade de Tóquio, o akita continuou a aguardá-lo na estação de trem por mais de dez anos. A história se tornou tão notória no país, que o cachorro virou herói nacional. No país, há três estátuas em homenagem ao animal, e a estação de trem hoje se chama Saída Hachiko, e é o principal ponto de encontro da capital japonesa.

9. Qual a relação entre o texto "A disciplina do amor" com o filme "Sempre ao seu lado": *

Sua resposta

10. Que mensagem que os dois textos transmitem? *

Soluções para a tarefa

Respondido por PinguimGelado
7

Resposta: Alternativa A o amor incondicional do cão por seu dono.

Explicação:

Por causa que o cachorro ficava esperado o seu dono voltar mesmo quando ele estava morto e quando ninguém mais se lembrava dele... detalhe que no texto marcava muito que ele (cão) esperava seu dono voltar do trabalho para brincar com ele todos os dias e o cachorro já era até conhecido por fazer isso de esperar o seu dono, espero ter ajudado nessa questão.

Respondido por amandatorres1043
1

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes