A discinesia escapular é um termo que se refereao movimento disfuncional da escápula, sendocomumente observada nas lesões traumáticas ounão traumáticas do ombro. Tem sido demonstradoque a discinesia escapular é uma respostainespecífica à condição dolorosa no ombro. Suascausas incluem, dentre outros, a fraqueza e/ou odesequilíbrio muscular, a lesão nervosa e o déficitproprioceptivo. Devido à frequente associação dadiscinesia escapular com as disfunções do ombro,o fisioterapeuta deve ser capaz de identificaressa condição durante sua avaliação, para que otratamento seja eficaz.Considerando a avaliação da discinesia escapular,avalie as afirmações a seguir.I. Na avaliação dinâmica, o paciente realizaa elevação e o abaixamento anteriorou lateral dos membros superiores,nas condições com ou sem carga eem velocidade lenta ou rápida, sendoanalisado o ritmo escápulo-umeral.II. No caso de encurtamento ou hiperatividadedo músculo peitoral menor, nota-seo movimento excessivo de inclinaçãoposterior do ângulo inferior e inclinaçãoanterior do acrômio durante os movimentosdos membros superiores.III. A inclinação posterior excessiva da bordasuperior da escápula é constatada no casode encurtamento ou ativação muscularaumentada do músculo trapézio superiorassociada à fraqueza ou à hipoatividade dotrapézio inferior.IV. No caso de encurtamento ou ativaçãoaumentada dos músculos serrátilanterior e trapézio inferior, identifica-se aproeminência posterior excessiva da bordamedial da escápula, tanto na avaliaçãoestática quanto na avaliação dinâmica.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e IV.C III e IV.D I, II e III.E I, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A discinesia escapular é o nome dado às disfunções do movimento da escápula e está, com grande frequência, associado a disfunções articulares diversas na região do ombro.
I. Na avaliação dinâmica, o paciente realiza a elevação e o abaixamento anterior ou lateral dos membros superiores, nas condições com ou sem carga e em velocidade lenta ou rápida, sendo analisado o ritmo escápulo-umeral.
Correto. Ao realizar a elevação lateral dos membros superiores, o fisioterapeuta poderá observar se há alguma restrição ou dor nos movimentos realizados pelo paciente.
II. No caso de encurtamento ou hiperatividade do músculo peitoral menor, nota-se o movimento excessivo de inclinação posterior do ângulo inferior e inclinação anterior do acrômio durante os movimentos dos membros superiores.
Correto. O peitoral menor é um músculo bastante utilizado junto aos ombros, e pode ser afetado pela condição aqui descrita. Assim, com o encurtamento deste músculo, ocorre a inclinação posterior, aumentando a rotação interna da escápula.
Corretas, estão, portanto, as assertivas:
A I e II.