Geografia, perguntado por fellippeQuintal2382, 1 ano atrás

A dinâmica de circulação atmosférica tem importante papel na definição dos regimes climáticos predominantes em cada região brasileira. Dentre as razões que explicam a excepcional estiagem e as elevadas temperaturas que assolaram a região Centro-Sul do Brasil em janeiro e fevereiro de 2014 estão (A) a manifestação do fenômeno La Nina e o reforço das condições climatológicas de ambiente quente e seco por questões sazonais. (B) a incidência de uma zona de alta pressão atmosférica e o predomínio de uma massa de ar quente e seca. (C) a ocorrência de uma zona de baixa pressão atmosférica e a passagem de uma massa de ar quente e seca. (D) a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul e o predomínio de uma massa de ar quente e seca. (E) a presença da Zona de Convergência Intertropical e a existência de um evento climático extremo de subsidên- cia da umidade em superfície.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
14
Olá!!

A resposta correta é a de letra  (B) a incidência de uma zona de alta pressão atmosférica e o predomínio de uma massa de ar quente e seca.

Bom, como é de conhecimento geral na área Centro-Sul do país, ocorrem uma quantidade grande de chuvas, que provem da umidade da Amazônia e de algumas massas de ar quentes que vem do oceano, trazendo calamidades como deslizamentos e enchentes. Normalmente isso ocorre dentre os meses de Janeiro à Fevereiro.

Entretanto o que aconteceu nesse ano foi anormal. Sobretudo no Sudeste acabou se implantando uma zona de alta pressão atmosférica, com ascendência de uma massa tanto quente como seca, o que não permitiu a entrada da umidade, causando assim uma forte aridez.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes