Matemática, perguntado por juanfesaba, 8 meses atrás

A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida. O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a uma barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional. Por se tratar de questões psicopedagógicas, as dificuldades de aprendizagem podem ser resolvidas no ambiente escolar. Para a identificação de alguma possível dificuldade de aprendizagem, o papel do professor é fundamental. Afinal, ele tem contato diário e próximo com o aluno, além de ter fácil acesso aos grupos que o cercam — família, amigos e outros professores. A rotina da escola —realização de tarefas em grupo, simulados e outras atividades — também é muito propícia para identificar queixas dos alunos que podem apontar (ou não) para casos de dificuldade de aprendizagem. Também é papel da instituição promover maior integração do aluno com o restante da comunidade escolar. Vale a pena reforçar que, se a integração não ocorre, o próprio isolamento pode dar margem a uma queda no desempenho do aluno; não por causa das dificuldades em si, mas devido à desmotivação e frustração com a vida escolar. (Plataforma educacional – par, 2020).
Abaixo há a descrição de quatro das dificuldades de aprendizagem, analise cada uma das assertivas e identifique corretamente a dificuldade:

( 1 ) Dislexia

( 2 ) Discalculia

( 3 ) TDAH

( 4 ) Transtorno de conduta

( ) É um transtorno neurobiológico, herdado na maioria das vezes, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Desatenção, hiperatividade e impulsividade são suas principais características.

( ) É um funcionamento inadequado do lobo temporal que causa dificuldades específicas de leitura e escrita, embora em muitos casos, apresentem nível de inteligência normal ou acima da média.

( ) Apresentam comportamentos que perturbam o próximo, com atividades perigosas ou ilegais, sem se importar com a moral, a ética ou o sentimento dos outros.

( ) É um transtorno de aprendizagem responsável pela dificuldade em matemática. Há alunos que podem até realizar algumas operações mecanicamente, devido à memorização ou repetição, porém não conseguem aplicá-las em problemas.

Escolha uma:

a. 3, 1, 4, 2

b. 4, 1, 2, 3

c. 1, 2, 3, 4

d. 2, 4, 3, 1

e. 2, 3, 1, 4

Soluções para a tarefa

Respondido por dani2203
10

Resposta:

A resposta correta é: 3, 1, 4, 2.

Explicação passo-a-passo:

Gabarito: De acordo com o Livro Metodologia do Ensino da Matemática (2015), das páginas 153 a 162, a autora explana sobre a dificuldade de aprendizagem, destacando principalmente sobre a dislexia, discalculia, TDHA e transtornos de condutas. As dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos estão presentes na realidade de várias escolas. Elas são caracterizadas por problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para compreender, recordar ou comunicar informações. De acordo com Smith e Strick (2012), os especialistas concordam que muitas crianças não estão indo tão bem quanto poderiam na escola em virtude de dificuldades de aprendizagem não identificadas. Muitos professores classificam esses alunos como pouco inteligentes ou preguiçosos. Os pais e os professores tentam “corrigi-los”, mas, ao falharem, ocorre a frustração. Entretanto, a frustração do aluno é ainda maior, pois muitas vezes ele se esforça e não consegue avançar, obter êxito em sua aprendizagem. Dislexia é um funcionamento inadequado do lobo temporal que causa dificuldades específicas de leitura e escrita, embora em muitos casos, os disléxicos apresentem nível de inteligência normal ou acima da média, saúde e órgãos sensoriais perfeitos, estado emocional normal, motivação e instrução adequada. Nas crianças disléxicas, os fonemas não são bem desenvolvidos ou compreendidos, logo ela não consegue converter fonemas em sons. Na leitura, há confusões de grafemas e inversões, omissões, adições e substituições de letras e sílabas, dificultando a compreensão de sua leitura. Na produção escrita, verificam-se inúmeros equívocos ortográficos, dificuldades na decodificação fonema-grafema, dificuldades na construção e organização frásica, grafia disforme.

A discalculia é um transtorno de aprendizagem responsável pela dificuldade em matemática. Há alunos que podem até realizar algumas operações mecanicamente, devido à memorização ou repetição, porém não conseguem aplicá-las em problemas. Há também alunos que sequer conseguem realizar operações por repetição, pois invertem números ou a sequência de resolução de algoritmos.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, herdado na maioria das vezes, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Desatenção, hiperatividade e impulsividade são suas principais características. As crianças com TDAH são agitadas, inquietas, falam constantemente, caminham pela sala ou pedem para sair da sala inúmeras vezes, são distraídas, não conseguem prestar atenção em atividades longas ou repetitivas, são impulsivas, desorganizadas e seu desempenho sempre parece inferior à sua capacidade intelectual.

Transtorno de conduta: É cada vez mais frequente os professores se depararem com alunos diagnosticados com transtornos de conduta em sala de aula. Os portadores de transtornos de conduta apresentam comportamentos que perturbam o próximo, com atividades perigosas ou ilegais, sem se importar com a moral, a ética ou o sentimento dos outros.

Os transtornos de conduta geralmente estão associados à TDAH, a transtornos das emoções (ansiedade, depressão, obsessão, compulsão) ou ao baixo rendimento escolar e a problemas de relacionamento com os colegas. O tratamento para crianças ou adolescentes com transtorno de conduta inclui a intervenção de pais, familiares, escola e professores. A hospitalização é indicada em casos que representem riscos para o paciente como ameaça de suicídio ou automutilação.

A resposta correta é: 3, 1, 4, 2.

Perguntas interessantes