A diferenciação celular constitui um processo biológico complexo e vital, uma vez que regula a expressão de um grande número de genes ligados a funções tecido-específicas e controla a proliferação celular. No fígado adulto, as denominadas células ovais (pequenas células com núcleo ovóide), que proliferam durante as etapas iniciais da hepatocarcinogênese, são células progenitoras constituindo uma população heterogênea, que, contêm linhagens celulares em estágios distintos de diferenciação, na qual algumas células podem funcionar como células progenitoras, com potencial para se diferenciar em hepatócitos e células epiteliais biliares, e podem agir como precursoras de carcinomas hepatocelulares e colangiocarcinoma.
A carcinogênese, é caracterizada pela produção de clones de células com alterações genéticas e epigenéticas, comumente associadas com
Escolha uma:
a.
a expressão e função normais das proteínas que regulam o ciclo celular, que resultam, sobretudo, no controle sobre a diferenciação e proliferação celulares.
b.
a expressão e função normais das proteínas de proliferação celular, que resultam, sobretudo, no controle sobre a diferenciação e proliferação celulares.
c.
a expressão e função anormais de proto-oncogenes e/ou antioncogenes, que resultam, sobretudo, em perda do controle sobre a diferenciação e proliferação celulares. (Correto)
d.
a expressão e função normais de proto-oncogenes e/ou antioncogenes, que resultam, sobretudo, no controle sobre a diferenciação e proliferação celulares.
e.
a expressão e função anormais de proto-oncogenes e/ou antioncogenes, que resultam, sobretudo, em aumento do controle sobre a apoptose.
Soluções para a tarefa
Resposta:c.
a expressão e função anormais de proto-oncogenes e/ou antioncogenes, que resultam, sobretudo, em perda do controle sobre a diferenciação e proliferação celulares.
A oncogênese ocorre quando há uma expressão de antioncogenes de maneira inadequada, geralmente são falhas associadas ao gene p53 (alternativa C).
O gene p53 está diretamente ligada a produção de uma proteína que corrige falhas no DNA, caso esse gene tenha alguma falha, a proteína pode não ser expressa ou expressa de forma inadequada, deixando passar ainda mais falhas no DNA.
Quando esses genes sofrem mutações a célula passa a não ser capaz de controlar o seu próprio processo de replicação e de correção de genes defeituosos, dando origem a cânceres.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21549736
a expressão e função anormais de proto-oncogenes e/ou antioncogenes, que resultam, sobretudo, em perda do controle sobre a diferenciação e proliferação celulares.