A diferença entre força de trabalho e trabalho está relacionada à ideia de que: I. a força de trabalho é a forma que o trabalho ganha dentro da sociedade capitalista; II. a força de trabalho é o potencial de trabalho, é a capacidade física e intelectual que homens e mulheres têm para realizar um trabalho; e III. o trabalho é a realização de uma força de trabalho, que nos diferencia dos animais.
A) l e ll São falsos
B ll e lll São falsos
C) Apenas a ll é falsa
D) l,ll e lll sao verdadeiras.
2. Na especialização do trabalho, em que as partes substituem o entendimento do todo, e que somos separados do processo de produção, identificamos o conceito marxista de:
a) concepção.
b) alienação.
c) organização.
d) criticidade.
3. O sistema capitalista se fundamenta no fato de que: I. Há a venda da força de trabalho para quem é dono dos meios de produção. II. As formas de trabalho distanciam o trabalhador de sua consciência de classe social. III. O trabalhador sempre é consciente da exploração sobre de seu trabalho produzido.
a) I e II são falsas.
b) apenas a II é falsa.
c) apenas a III é falsa.
d) I, II e III são verdadeiras.
4. Fetichização da mercadoria tem a ver com o:
a) valor do produto que é independente do gosto dos indivíduos.
b) valor do produto relacionado ao seu valor de produção.
c) valor do produto relacionado ao desejo dos indivíduos, e não ao seu valor em si.
d) valor do produto relacionado ao seu valor em si.
5. Sobre a categoria sociológica “Trabalho”, pode-se dizer que: I. Uma das possíveis origens da palavra trabalho é a palavra latina tripalium, que nomeia um tipo de instrumento de tortura. II. Trabalho é capaz de mediar a relação entre pessoas e a natureza, e é um dos elementos que define o que é ser humano. III. Marx analisa o trabalho na sociedade capitalista, com os conceitos: materialismo histórico, luta de classes (burguesia X proletariado), mais-valia, capital, alienação, ideologia, fetiche da mercadoria e modo de produção.
a) I e II são falsas.
b) apenas a II é falsa.
c) apenas a III é falsa.
d) I, II e III são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pergunta no Google se não achar, escreve no comentário que foi tentar ajudar!
Explicação:
1. A diferença entre força de trabalho e trabalho:
D) I, II e III são verdadeiras.
I. VERDADEIRO - a força de trabalho é a forma que o trabalho ganha dentro da sociedade capitalista;
II. VERDADEIRO - a força de trabalho é o potencial de trabalho, é a capacidade física e intelectual que homens e mulheres têm para realizar um trabalho;
III. VERDADEIRO - o trabalho é a realização de uma força de trabalho, que nos diferencia dos animais.
O trabalho é uma atividade ou ação que necessita de capacidades físicas e mentais, destinada a satisfazer as necessidades humanas. Ao trabalhar, o homem humaniza a natureza e se constrói como ser humano.
A força de trabalho são determinadas pelas capacidades físicas e intelectuais dos indivíduos, nos diferentes processos de trabalho. A força de trabalho, não detentora dos meios de produção no modo de produção capitalista, passa a ser tratada como uma mercadoria.
2. A especialização do trabalho no conceito marxista:
b) alienação.
Para Marx, a especialização do trabalho, presente no modo de produção capitalista. faz com que o indivíduo não tenha a compreensão de todo o processo produtivo.
3. O sistema capitalista se fundamenta no fato de que:
c) apenas a III é falsa.
I. VERDADEIRO - Há a venda da força de trabalho para quem é dono dos meios de produção.
II. VERDADEIRO - As formas de trabalho distanciam o trabalhador de sua consciência de classe social.
III. FALSO - O trabalhador sempre é consciente da exploração sobre de seu trabalho produzido.
A especialização do trabalho faz com que o trabalhador na realização de uma tarefa, não perceba o sentido em si mesma, perdendo assim, sua capacidade de se compreender como um sujeito.
4. Fetichização da mercadoria tem a ver com o:
c) valor do produto relacionado ao desejo dos indivíduos, e não ao seu valor em si.
Para Marx, o fetichismo da mercadoria está na determinação do valor das mercadorias em termos de satisfação de necessidades alheias.
5. Sobre a categoria sociológica “Trabalho”, pode-se dizer que:
d) I, II e III são verdadeiras.
I. VERDADEIRA - Uma das possíveis origens da palavra trabalho é a palavra latina tripalium, que nomeia um tipo de instrumento de tortura.
II. VERDADEIRA - Trabalho é capaz de mediar a relação entre pessoas e a natureza, e é um dos elementos que define o que é ser humano.
III. VERDADEIRA - Marx analisa o trabalho na sociedade capitalista, com os conceitos: materialismo histórico, luta de classes (burguesia X proletariado), mais-valia, capital, alienação, ideologia, fetiche da mercadoria e modo de produção.
Bons estudos!