A diferença entre aferir a pressão arterial deitado e sentado? (Alguém faz uma explicação extensa)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu iria fazer uma resposta mais curta, mas como estamos falando de profissional da saúde para profissional, irei fazer uma descrição e resposta mais detalhada.
A pressão arterial (PA) é a força que p sangue exerce sobre a parede dos vasos sanguíneos (principalmente os de grosso calibre como as artérias e arteríolas) após ser bombeado pelo coração, e depende diretamente da força de contratilidade deste órgão, volume de sangue circulante e viscosidade/densidade do mesmo. Assim, alguns fatores interferem na força com que o coração deve bombear o sangue para que todos os tecidos sejam irrigados.
Quando estamos deitados, o nosso corpo se encontra em posição linear, e o fluxo de sangue do coração para as partes inferiores e superiores a partir do miocárdio são mais fáceis, tendo em vista também que estamos parados. Mas, só para sintetizar, o que causa efetivamente a elevação da pressão ou sua diminuição é a altura dos membros em relação ao coração.
Quando nos levantamos e nos sentamos ou mesmo ficamos de pé de maneira brusca, o nosso sangue tem uma dificuldade maior para chegar ao cérebro, e por alguns instantes podemos sentir sintomas como tontura e fraqueza, que são causados por essa diminuição momentânea no fluxo de oxigênio.
Essa diminuição é corrigida pouquíssimos segundos após a alteração na posição, e a pressão logo é aumentada para que os tecidos recebam o suprimento de oxigênio necessário para o desenvolvimento de suas atividades metabólicas e elétricas.
Assim, pode haver interferência em relação à aferição da pressão quando o paciente está deitado e quando ele está sentado, mas esta diferença pode ser majoritariamente compensada se o braço usado para a aferição for mantido à altura do coração.
Espero que seja suficiente... se gostar, marca a resposta, isso ajuda muito. <3
Disponha :)
A pressão arterial diminui quando um paciente está deitado pois é mais fácil para o coração mandar o sangue para os tecidos, já quando o paciente está em pé a gravidade e a compressão dos músculos sobre as artérias é maior, aumentando a pressão arterial.
Estresse e pressão arterial
Qualquer fator que consiga comprimir as artérias ou aumentar o débito cardíaco será capaz de elevar a pressão arterial, é o caso dos elementos estressores.
Atividades físicas, sustos, momentos de ansiedade e conflitos são capazes de elevar a pressão arterial.
Venha estudar mais sobre pressão arterial
https://brainly.com.br/tarefa/7484705
#SPJ3