Física, perguntado por universitario25, 3 meses atrás

A diferença de potencial entre os dois terminais de uma pilha AA (usada em lanternas e em rádios portáteis) é igual a 1,5 V. Quando duas pilhas AA são ligadas em série, de modo que o terminal positivo de uma delas esteja em contato com o terminal negativo da outra, qual é a diferença de potencial entre os dois terminais livres dessa combinação? Qual seria a resposta se o terminal positivo de uma das pilhas estivesse em contato com o mesmo terminal positivo da outra? Explique seu raciocínio.

Soluções para a tarefa

Respondido por marluis3131
2

O estudo da eletricidade é fundamentada no comportamento das cargas e, principalmente, no comportamento da corrente elétrica que é responsável pelo funcionamento dos dispositivos elétricos, esta é produzida pela diferença de potencial aplicada em um condutor, então:

Quando as pilhas AA estão associadas em SÉRIE significa que a DDP aplicada é duplicada já que ambas são idênticas, é como se as duas pilhas juntas fossem substituídas por uma pilha de 3V. Isto acontece porque polos diferentes estão conectados conservando a intensidade da corrente elétrica fluindo por eles, ou seja, a intensidade da corrente elétrica é a mesma.

Já Quando as pilhas AA estão associadas em PARALELO significa que a DDP aplicada tem a intensidade de uma das pilhas, já que ambas são idênticas, é como se as duas pilhas juntas fossem substituídas por uma pilha de 1,5V. Isto acontece porque polos iguais estão conectados aumentando a intensidade da corrente elétrica fluindo por eles, ou seja, a intensidade da corrente elétrica é aumenta com a tensão de uma das pilhas.

Para maiores informações acesse os links abaixo:

https://brainly.com.br/tarefa/30567205

https://brainly.com.br/tarefa/49383324

A imagem a segui traz um pequeno resumo:

Anexos:
Perguntas interessantes