A diferença de cultura material e imaterial ?
Soluções para a tarefa
A Cultura Material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade, entre esses utensílios podemos citar como exemplos: ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. E vai estabelecer uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade.
A Cultura Não-Material, em contrapartida, abrange todos os aspectos intelectuais e morais vigentes na sociedade, podemos citar como exemplos: normas sociais, religião, costumes, ideologia, artes, ciências, literatura, folclore, etc. A música, por exemplo, tanto a erudita, (fruto de grande trabalho) quanto a popular (feito pelas pessoas simples), faz parte da cultura não-material.
Existe um exemplo mais significativo de cultura não-material, que é o contraste da nossa cultura com a cultura norte-americana, que até os anos 1960, era uma sociedade de maioria protestante, na qual muitos estados empregaram a pena de morte e onde discriminação racial era oficialmente permitida, quando, após muita luta, criaram-se leis que impedem as práticas racistas.
Para entender melhor as diferenças, acho importante mencionar: Os Suportes da Cultura Não-Material ou Imaterial (Se mantem o significado em ambas palavras).
Existe uma interdependência muito grande entre cultura material e cultura não-material. Quando, por exemplo, assistimos á apresentação de uma orquestra, sabemos que as músicas executadas são produto da criatividade de um ou mais compositores.
Portanto da mesma forma que uma melodia requer instrumentos musicais para exteriorização, também as religiões, de modo geral, necessitam de templos, altares e outros componentes materiais para que possam ser praticadas.
E isso é indispensável a qualquer cultura, pois um grupo só pode realizar sua cultura não-material apoiado em meios concretos de expressão que fazem parte de sua cultura material.