Filosofia, perguntado por sandraguerreiro, 1 ano atrás

a diferença argumento dedutivos e indutivo

Soluções para a tarefa

Respondido por ytalopsique
3
O raciocínio dedutivo é feito a partir de uma hipótese / ideia que o pesquisador / cientista ou filósofo tem sobre algo. É fruto de um pensamento de seu interior, de uma estrutura que existe teoricamente apenas em sua mente e que ele precisa posteriormente testar na realidade para ver se suas premissas teóricas são verdadeiras.
Já no raciocínio indutivo consiste em não fazer hipóteses ou postulados inicias acerca de algo, ao contrário, deixar-se estar envolvido pela experiência obtida diretamente no meio. Em termos mais claros nós observamos na natureza múltiplos casos da ocorrência de um fato e daí extraímos uma lei geral. 
Ao vermos todos os gatos domésticos se contorcendo e fechando os olhinhos de prazer com o carinho do dono podemos postular uma lei geral: 'gatos gostam de carinho' e isso apenas após observar esse comportamento em muitos gatos!
(raciocínio indutivo).
Acho melhor usar o termo raciocínio do que argumento. Entretanto vc pode dizer que um argumento indutivo é apoiado na observação de várias situações iguais / semelhantes para extrair uma lei enquanto no argumento dedutivo temos uma hipótese do pesquisador / filósofo que precisa ser provada ao longo do tempo. Descartes em suas 'Meditações' utiliza o raciocínio dedutivo postulando o quanto de engano e ilusão ele admitiu como verdade e pra isso nos prova a partir da desconfiança que temos que ter dos sentidos. Ou seja ao erigir uma ideia ele busca prova-la com elementos da experiência. A leitura de Descartes é fascinante porém difícil. Experimente ler As Meditações de Descartes caso seja muito contestador da realidade mas lembre-se que o próprio Descartes, no fim, salvaguarda a realidade quando esta é experimentada de outra maneira.
Espero ter te ajudado!
Ytalo Matheus
Graduando de psicologia

Perguntas interessantes