A didática se torna fundamental na formação do educador, quando utilizada do ponto de vista da relação sociedade-educação, onde a prática educacional é reconhecida como intencional, visando a emancipação do sujeito e consequentemente contribuindo para o exercício da cidadania e para o convívio social. Todavia, quando reduzida apenas como um subsídio metodológico ela pode representar um perigo, pois:
Soluções para a tarefa
Resposta: Quando reduzida à um subsídio metodológico deixa de ser crítica, conforme Maria Rita Oliveira (1988).
Explicação: A didática é uma concepção de ensino, e uma prática social, uma teoria pedagógica de caráter social. Ela busca as respostas para as demandas sociais na área pedagógica, e estuda e ensina o saber ensinar, tornando pedagógico o saber científico.
Mesmo sendo fundamental para a formação do professor, a didática requer o exercício da cidadania, senão, pode ser apenas um subsídio metodológico e segundo Araújo, se o educador não tiver cuidado pode formar uma ideologia excludente.
A didática e o exercício da cidadania
Segundo Araújo, se a didática não for trabalhada em prol e igualdade de todos, pode ser tornar uma prática excludente para a sociedade. Sendo assim, um perigo, pois uma ideologia não deve ser a prioridade na educação.
E mesmo que tenhamos o cuidado com a formação para o mercado de trabalho, é preciso entender que ele não pode excluir o individuo.
Entenda mais sobre didática em: https://brainly.com.br/tarefa/15957984
#SPJ2