a) Diante das colocações da introdução acima, das orientação de seu(sua) profesor (a) e pesquisas, aponte as semelhanças e diferença entre o fascismo, o nazismo e o stalinismo.
b) Você verificou que os regimes totalitários possuem características que permeiam o culto ao Estado e ao chefes; o antiliberalismo e a oposição à democracia; além do controle da sociedade pelo Estado. Faça uma pesquisa com seus(suas) colegas e, em grupos, busquem fontes históricas de diferentes tipologias (trechos de discursos, imagens, obras de arte, legislações, etc.) que confirmem nesses regimes essas especificades. É importante criar uma legenda à fonte e realizar um pequeno texto abaixo justificando sua escolha e apresentando suas conclusões.
c) Após a realização das atividades acima, crie um "meme" ou uma charge que defenda os princípios democráticos tão importante às sociedades contemporâneas, relacionando de maneira comparativa aos princípios ditatoriais e totalitários.
bom dia alguém poderia me ajudar na lição de história do 50 pontos
Soluções para a tarefa
A)
Resposta:
São semelhantes na medida em que as três concepções são fortemente nacionalistas, expansionistas e centradas na figura de um líder dotado de poderes centralizados, que pode agir sem que exista uma verdadeira divisão dos poderes políticos em três esferas. Seriam, neste sentido, duas formas políticas Totalitárias.
B)
Resposta:
facismo
Explicação:
tendência para ou o exercício de forte controle autocrático ou ditatorial.
procedimento de fascista.
poder autocrático centralizado na figura de um ditador
Fascismo - O fascismo surgiu em 1919 e tinha como líder o italiano Benito Mussolini, um veterano da Primeira Guerra Mundial. Originário da palavra latina "fascio littorio", tinha como símbolo um feixe de varas amarradas e representava o poder da Roma Antiga em punir e decapitar os cidadãos desobedientes. Apesar de Mussolini ser um ex-socialista, o seu partido foi construído com grupos paramilitares contra políticos de esquerda, judeus, homossexuais, órgãos de imprensa e até mesmo a classe operária. Seu objetivo era criar um regime totalitário de partido único, nacionalista, anti-marxista e militarista