ENEM, perguntado por Gimenezes6742, 3 meses atrás

A Diabetes mellitus aumenta o risco de desenvolvimento de uma determinada alteração nos pés e que está associada a má circulação sanguínea.

Soluções para a tarefa

Respondido por maxpendragon77
2

Resposta:

Abaixo.

Explicação:

O pé diabético é  uma complicação do Diabetes Mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma lesão(ferida).

Seu aparecimento pode surgir quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia (açúcar) são mal controlados. Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida.

Dados epidemiológicos demonstram que o pé diabético é responsável  pela principal causa de internação do portador de diabetes. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.

Em qualquer momento que um paciente diabético, na maioria das vezes mal controlado, percebe uma anormalidade no seu pé, seja de sensação, temperatura, cor, deformidade dos ossos do pé ou tecidos dessa região, presença de inflamação ou infecção, estamos diante da possibilidade de um pé diabético.

Os sintomas mais frequentes são:

  • Fraqueza nas pernas;
  • Sensação de formigamento frequente;
  • Queimação nos pés e tornozelos;
  • Dormência nos pés;
  • Dor e sensação de agulhadas;
  • Perda da sensibilidade nos pés.

Por conhecimento de causa (a minha mãe é diabética) e sente tudo isso. Feridas não cicatrizam ou têm cicatrização difícil, o que causa infecções levando ao uso, quase contínuo de antibióticos e de pomadas cicatrizantes e antissépticas. Costuma ocorrer a chamada neuroartropatia de Charcot, ou mais popularmente conhecida como Pé de Charcot, que é uma deformidade nos ossos e articulações dos pés neuropáticos, cuja estrutura e arquitetura dos ossos apresentam alterações, podendo ser radiográficas, que são caracterizadas pela destruição e também por constante remodelamento ósseo com visível deformação. Ocorre também em leprosos.

Respondido por alypodologa14
6

Resposta:

alternativa B  - calos

Explicação:

pagina 84 livro de podopatologias unicesumar

Perguntas interessantes