a devastação ambiental no Norte brasileiro nos últimos anos
Gente isso é para uma pesquisa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dados apresentados pelo SOS Mata Atlântica apontam que o desmatamento do bioma caiu cerca de 9,8% entre os anos de 2017 e 2018, se comparado ao período entre 2016 e 2017. Em 2018 foram desmatados cerca de 113 km².
O aumento do desmatamento na Amazônia alcançou proporções alarmantes.
O aumento do desmatamento na Amazônia alcançou proporções alarmantes.
O desmatamento da Amazônia tem provocado um grande pesar no mundo todo. A região de maior biodiversidade do planeta tem sofrido com o aumento do desmatamento e preocupado representantes de diversos países, assim como inúmeras organizações ambientais, considerando que a Amazônia é responsável pelo equilíbrio ambiental não só do Brasil mas do mundo todo.
Segundo estudos divulgados por pesquisadores da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, publicados na revista Nature Sustainability, a Amazônia brasileira perdeu 400 mil km² de suas florestas, área essa maior que o território da Alemanha, entre os anos de 2000 e 2017.
O Inpe divulgou, em 2019, novos dados a respeito da perca da cobertura vegetal no bioma. Esses dados apontam que o desmatamento aumentou em 278% no mês de julho comparado a julho do ano anterior. Foram devastados, só nesse período, cerca de 2.254,9 km² de florestas. Os dados são levantados pela Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que monitora instantaneamente o desmatamento na região da Amazônia.
O aumento entre 2018 e 2019 foi de 49,5%, com relação ao período entre 2017 e 2018. A devastação está relacionada com o aumento das áreas destinadas à agropecuária; com a interferência na infraestrutura, como a de transporte; com a construção de hidrelétricas; com a mineração; e com os incêndios criminosos.