A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixocusto, a partir do esfregaço cérvico-vaginal. Esse exame também é conhecido como exame citológico, delâmina, citopatológico ou citologia cérvico-vaginal. Embora o principal propósito da citologia cérvico-vaginalseja a detecção das lesões precursoras do câncer cervical, o achado de condições infecciosas/reativas tambémpode contribuir para a saúde da mulher. Um dos fatores de risco para o câncer de colo uterino é o históricode infecções sexualmente transmissíveis, sendo comprovada essa relação por vários estudos epidemiológicosrealizados no Brasil. Dessa forma, tem crescido o interesse na utilização do exame preventivo do câncer de colouterino para o reconhecimento de infecções cérvico-vaginais, como uma importante alternativa diagnóstica. Considerando o texto e as figuras acima, é correto afirmar queA as figuras 1 e 2 revelam características celulares que indicam provável infecção pelo Papiloma VírusHumano (HPV), visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células da figura 1, assim como, apresença de "células-guia", recobertas por densas colônias de microorganismos, observadas na figura 2,são características da infeção por HPV.B as figuras 1 e 2 revelam características celulares que indicam provavél infecção por Gardnerella vaginalis,visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células da figura 1, assim como a presença de "célulasguia", recobertas por densas colônias de microorganismos, são observadas na figura 2, características dainfecção por Gardnerella vaginalis.C a figura 1 revela características celulares indicativas de provável infecção por Gardnerella vaginalis, vistoque a coilocitose e a binucleação observadas em células desse esfregaço são típicas da infecção por estabactéria.D a figura 2 revela características celulares indicativas da infecção por HPV, visto que a presença de "célulasguia", recobertas por densas colônias de microorganismos, são características da infeção por esse vírus.E a figura 1 revela características celulares indicativas de provável infeção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV),visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células desse esfregaço são típicas da infecção porHPV. A figura 2 revela características celulares indicativas de provável infecção por Gardnerella vaginalis
#ENADE
Soluções para a tarefa
E) a figura 1 revela características celulares indicativas de provável infeção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV),visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células desse esfregaço são típicas da infecção por HPV. A figura 2 revela características celulares indicativas de provável infecção por Gardnerella vaginalis.
O esfregaço cérvico-vaginal consiste em um exame simples e de baixo custo que possibilita a detecção precoce do câncer de colo uterino. Tal exame além de detectar lesões precursoras do câncer cervical também detecta condições infecciosas/reativas.
Considerando as figuras apresentadas no enunciado da questão, temos que a figura 1 mostra características celulares que indicam uma provável infecção provocada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).
Bons estudos!
A resposta correta é a letra E)