Biologia, perguntado por kauanvasconcellos686, 10 meses atrás

A destruição de um ambiente (queimada por exemplo) leva a sua restauração através de um processo chamado sucessão ecológica. Explique como isso ocorre.

Soluções para a tarefa

Respondido por 10101010107309
4

Resposta:

eu diria q ele se reconstroi, maia wspera a outra pessoa responder

resposta certa:

Durante a sucessão ecológica, as comunidades mais simples vão com o passar do tempo sendo substituídas por comunidades mais complexas.A sucessão ecológica passa por três fases: a ecese, seral e clímax.

A ecese representa a comunidade pioneira. São os primeiros organismos a se instalarem no ambiente, como líquens, gramíneas e insetos.

A seral é a comunidade intermediária. Representada pela vegetação de pequeno porte, arbustiva e herbácea. Nessa fase ocorrem mudanças significativas na comunidade.

A última fase é o clímax, a comunidade estabilizada. A comunidade atinge elevado número de espécies, os nichos ecológicos são ocupados e apresenta grande quantidade de biomassa.

Respondido por nadine7ross
0

A sucessão ecológica primária é um processo de desenvolvimento de um ambiente a partir de seu princípio, ou seja, desde quando era inóspito (incapaz de abrigar vida ali). Isso ocorre em etapas, sendo a primeira delas chamada de Ecese (implantação de espécies pioneiras que preparam o ambiente para a chegada de outras espécies), a segunda de Seriais (chegada de novas espécies até que o ambiente chegue à próxima etapa) e a terceira de Clímax (máximo de fauna e flora possível no ecossistema, sendo difícil a chegada de novas espécies para se estabelecerem ali devido à grande quantidade de nichos ecológicos).

Quando um ambiente já chegou ao seu clímax mas é destruído por qualquer tipo de devastação natural ou não (queimadas, desmatamentos, ventanias extremas, etc), ele se desenvolverá novamente, mas em uma sucessão ecológica secundária. Esse desenvolvimento não tem uma primeira etapa (a Ecese) já que já tinha espécies ali, e algumas que sobreviveram ao impacto ambiental. Portanto, trata-se de um processo mais rápido que a sucessão primária para chegar ao clímax novamente e, geralmente, inciado a partir da etapa Seriais, pois já tinham espécies residindo ali e é mais fácil que novas surjam em comparação a um ambiente que inicialmente estava inóspito.

Perguntas interessantes