Saúde, perguntado por barbosawalquirpdgk8d, 1 ano atrás

A despeito dos avanços tecnológicos e da evolução dos recursos humanos na área de saúde,a possibilidade de cometer um erro no exercício profissional continua bastante presente..Na atualidade,mostra-se cada vez mais evidente a preocupação com as repercussões destes erros, principalmente no que tange aos aspectos éticos legais que envolvem as situações geradas a partir de uma falha técnica.Decorre daí a necessidade dos enfermeiros obstetras também voltarem suas atenções a temática do erro e suas consequentes implicações,no intuito de previnir os danos aos clientes e possíveis problemas judiciais.De acordo com o tema leia as afirmações e depois assinale a alternativa incorreta.

a) No cenário atual o trabalho destes profissionais tem sido incentivado pelas políticas nacionais de saúde, inclusive,durante alguns anos,o Ministério da Saúde apoiou financeiramente a realização de cursos de especialização em enfermagem obstétrica devido a compatibilidade dessa formação com as tendencias contemporâneas de atenção a gestação,parto e puerpério

b) Os enfermeiros obstetras estão ocupando maiores espaços na assistência e ganhando visibilidade que em contrapartida também aumenta as possibilidades de serem confrontados com litígios envolvendo suas práticas profissionais diárias.

c) O apoio a enfermagem obstétrica pelo MS também pode ser demonstrado pela portaria n°163/98 que entre outras atribuições confere ao enfermeiro a possibilidade da emissão de laudo de internação e a inclusão desse profissional na tabela de pagamento do SUS . A portaria n°985/99 que criou o centro de parto normal (CPN) definindo como membro necessário na equipe,o enfermeiro obstetra.

d) Na medida em que os enfermeiros conquistam espaços e procuram assumir com autonomia suas atribuições acompanhando os avanços tecnológicos e progresso da ciência de saúde as políticas de saúde acompanham estes avanços e as necessárias implementações ocorrem imediatamente.

e) Mais recentemente em 2009 a portaria no 116 regulamentou a emissão de declaração de nascimento por profissionais de saúde nos partos domiciliares,deixando de ser atividade exclusiva dos médicos,ampliando para as enfermeiras obstétricas ,obstetrizes e parteiras tradicionais,o que indica,mesmo que de forma subliminar o reconhecimento e a valorização dos partos realizados por enfermeiros em nível domiciliar.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
121

Olá,

As devidas implementações em relação a profissão do enfermeiro não correm na mesma proporção e tempo em que os avanços tecnológicos e da formação e atuação dos profissionais se estabelece.

Ou seja, por mais que a portaria n° 116 regule a declaração de nascimento pelos profissionais da saúde, e o apoio a enfermagem obstétrica também seja um fato, não podemos dizer que essas regulações aconteceram no mesmo ritmo da evolução da profissão.

Por isso é incorreta a alternativa D.

Espero ter ajudado!

Respondido por anegarcia24
63

A despeito avanço tecnológico e da evolução dos recursos humanos na área da saúde a possibilidade de cometer um erro no exercício profissional continua bastante presenta. Na atualidade mostra se cada vez mais evidente a preocupação com repercussões destes erros principalmente no que targe aos aspectos éticos legais que envolve as situações geradas a partir de umas falha técnica. Decorre daí a necessidade dos enfermeiros obstetras Também voltarem suas atenções a temática do erro e suas consequente implicações no intuito de prevenir os danos aos clientes e possíveis problemas judiciais (winkDr bruggemam OM .respossabilida legal do enfermeiro em obstétrica. Rev Bra enferm Brasília 2010 maio Jun 63 (3):464-9) de acordo o tema Leia afirmações e despois assinale a incorreta


Perguntas interessantes