A despeito das contribuições educacionais, o ensino religioso, aqui entendido como um sistema cultural nos termos de Geertz (2014), conjuntamente à exploração da força de trabalho de indígenas, suprimiu progressivamente a cultura dos nativos brasileiros. Assim, o país passou por um processo de implantação de uma cultura religiosa fundamentada em princípios universais, que intentavam explicar o mundo com verdades englobantes e simplificadoras, não levando em consideração particularidades e divergências culturais. Isso contribuiu para o desenvolvimento de uma índole de distinção social em que as camadas cultas eram marcadamente separadas dos demais, especialmente dos escravos. Lamentavelmente, tal demarcação pode, ainda hoje, ser observada de maneira contundente nas desigualdades cotidianas que permeiam a sociedade brasileira. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 3. (Apostila) Segundo o texto: I. O ensino religioso na época da colonização considerava e lapidava a cultura dos nativos. II. A cultura religiosa implantada no Brasil pregava a igualdade social. III. Consequências da cultura religiosa implantada permanecem até hoje na sociedade brasileira. IV. A exploração das forças de trabalho indígena, em conjunto com a religião implantada, enfraqueceu a cultura nativa. Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: I e IV. II e IV. I e III. II e III. III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta:
III e IV.
III. Consequências da cultura religiosa implantada permanecem até hoje na sociedade brasileira.
IV. A exploração das forças de trabalho indígena, em conjunto com a religião implantada, enfraqueceu a cultura nativa.
Explicação:
Sobre o tema ensino religioso na época da colonização, é correto o que se afirma na letra: E) III e IV.
I. O ensino religioso na época da colonização considerava e lapidava a cultura dos nativos.
FALSO. Na verdade, houve desrespeito e intolerância com relação aos traços religiosos dos povos indígenas. Nessa dimensão da realidade, é incorreto afirmar que houve apoio religioso à população indígena.
II. A cultura religiosa implantada no Brasil pregava a igualdade social.
FALSO. Na verdade, a cultura religiosa da época do Brasil Colonial tinha o objetivo de atender aos interesses da coroa portuguesa. Ainda, vale destacar que os índios foram forçados a aprender as crenças passadas pelos Jesuítas.
III. Consequências da cultura religiosa implantada permanecem até hoje na sociedade brasileira.
VERDADEIRO. A consequência da cultura religiosa implantada pelos portugueses é vista com a presença do Cristianismo na sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito à instituição social Igreja Católica.
IV. A exploração das forças de trabalho indígena, em conjunto com a religião implantada, enfraqueceu a cultura nativa.
VERDADEIRO. Na verdade, os colonizadores portugueses forçaram os índios a trabalhar (trabalho escravo) e a aprender o idioma e as crenças da Igreja Católica. Desse modo, essas ações dos portugueses acabaram enfraquecendo a cultura dos indígenas ou povos nativos.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/10873910
Lute pela realização dos seus sonhos!