A desigualdade social é definida por Dias (2014) como uma condição desigual em relação a riqueza, poder ou prestígio. Sendo que todas as sociedades tem algum tipo de desigualdade que a caracteriza. Sobre desigualdade social, analise as asserções I e II e a relação proposta entre elas: I. Ainda que a desigualdade social seja uma característica presente em todas as sociedades e seja impossível eliminá-la pode-se buscar a equidade social. PORQUE II. Numa sociedade com equidade social todos os indivíduos têm assegurado o direito de se inserir através da atividade econômica e da participação política. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
I e II estão corretas, mas não se complementam.
I. Ainda que a desigualdade social seja uma característica presente em todas as sociedades e seja impossível eliminá-la pode-se buscar a equidade social.
CERTO. Até mesmo porque a desigualdade social é um fenômeno que se estende por milhares de anos. Entenda que a desigualdade social é causada pela divisão entre pobres e ricos.
Nesta percepção da realidade, podemos observar que nenhuma pessoa vai abrir mão de suas fortunas (que traz privilégios) para enriquecer outras pessoas.
II. Numa sociedade com equidade social todos os indivíduos têm assegurado o direito de se inserir através da atividade econômica e da participação política.
CERTO. Isso ocorre porque a equidade social busca garantir instrumentos que permitam acesso a bens de consumo, educação, lazer e escolha dos representantes políticos.
Veja um exemplo que demonstra bem a equidade social: fornecimento de bolsa integral para o jovem que deseja obter uma formação universitária. Nesse caso, a bolsa integral pode ser comparada a um trampolim, que o coloca em condições de igualdade com outras pessoas.
Portanto, a equidade é bem diferente da igualdade.
Sucesso em sua jornada!
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA