ENEM, perguntado por joycengenharia9979, 1 ano atrás

A designação "índio" para os habitantes do Brasil antes de Cabral, é bastante geral, porque nivela todos esses habitantes sem mostrar que haviam diferenças entre eles. Outros nomes também foram usados pelos Europeus para identificá-los, como aborígene, indígenas, negros da terra, gentio da terra e outros, dependendo de quem o estava identificando. Assinale a alternativa que explica porque o índio era chamado de "negro da terra".

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
69

As alternativas são:

a)  chamar um indígena de “negro da terra” significa que os europeus achavam que eles eram trabalhadores como os africanos.

b)  os índios eram chamados de negros da terra porque tinham a pele escura como a dos africanos.

c)  “negro da terra” era uma nomenclatura de cunho escravagista, utilizada para diferenciar os indígenas dos “negros da guiné”.

d)  os africanos e os indígenas eram chamados de negros da terra porque trabalhavam nas fazendas.

e)  negros da terra era a maneira que os jesuítas chamavam os índios devido a catequese e a relação com o catolicismo.

É correta a alternativa C.

A expressão "negros da terra" servia para diferenciar, no contexto da sociedade colonial, os escravizados de origem africana dos escravizados originários dos povos nativos, sendo uma forma de "caracterizar" a "mercadoria" que seria vendida nos mercados de escravos.

Era uma designação profundamente racista e desrespeitosa para com os povos nativos, que foram os primeiros escravizados deste país e que, apesar de sua escravidão ter sido proibida no final do Século XVI, continuaram a sê-lo por séculos.

Respondido por VPZ
65

Resposta:

Aap2

1- d; 2- d;- 3-c; 4-c

Explicação:

Perguntas interessantes