A desertificação tem crescido de forma constante desde o século passado. Analise as afirmações a seguir, relacionadas ao processo de desertificação. I. É um fenômeno lento e gradual de ressecamento do solo que, em uma ou duas décadas, chega a níveis graves, contribuindo para a diminuição das áreas úmidas e aumento da fome em diversas partes do mundo. II. Na África as principais causas da desertificação são antrópicas, decorrentes do elevado uso de madeira, para construção e como fonte de energia, e do mau uso do solo, com desmatamento e uso de queimadas. III. É um fenômeno natural que atinge apenas as áreas de clima desértico, como o Saara, conhecido como o local de maior aridez climática do mundo. IV. A desertificação relacionada à degradação dos solos, a exemplo das voçorocas, não ocorre nas áreas urbanas, pois é um processo físico originado apenas pelas práticas agrícolas incorretas. São verdadeiras apenas as afirmações: A I e II. B I e III. C II e IV. D II e III. E III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Letra A: o processo de desertificação é um fenômeno lento e gradual de ressecamento do solo que vai se retroalimentando e tornando-se cada vez mais grave à medida que o tempo passa.
Na África há o deserto do Saara, resultado das variações climáticas latitudinais, onde não há o recebimento da umidade oceânica naquela exata faixa de terra. Porém tal processo também é alimentado pela degradação ambiental.
Abraços!
Respondido por
2
Resposta:
A) I e II
Explicação:
Parte da desertificação pode ter causas naturais, mas o fenômeno não atinge apenas as áreas de clima desértico, como o Saara. As voçorocas podem ocorrer em áreas urbanas e não é provocado apenas por práticas agrícolas incorretas.
Plural- TC Online
Perguntas interessantes