A descrição do solo no campo compreende o registro das suas características, através do estudo e do exame do seu perfil em seu meio natural. Deve incluir a delimitação dos horizontes e/ou camadas, com identificação e registro das características morfológicas de cada um(a) individualmente, caracterizando a transição entre eles(as), a profundidade e espessura, a cor, a textura, a estrutura, a consistência e demais características.
( ) A transição entre os horizontes refere-se à maneira com que os horizontes, sub-horizontes e camadas são identificados na descrição do perfil. São diferenciados entre si quanto às variações de cor, textura e estrutura.
( ) É comum iniciar a identificação a partir de uma linha central pequenas amostras dos horizontes adjacentes e compará-las quanto à semelhança de propriedades morfológicas, até que se note uma maior nitidez de separação entre eles.
( ) A caracterização da transição entre os horizontes é importante tanto em relação à gênese dos solos quanto a fatores de utilidade prática relacionados ao seu uso e manejo, como pH, teor de sais, profundidade, espessura, etc.
( ) A espessura dos horizontes orgânicos é medida de cima para baixo, enquanto que as espessuras dos horizontes minerais são medidas de baixo para cima, a partir do contato do horizonte orgânico com o mineral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V - F - V - F.
b. V - V - F - F.
c. V - V - V - V.
d. V - F - F - V.
e. F - F - V - V
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Alternativa b. V - V - F - F (Corrigido pelo ava)
Perguntas interessantes