a) Descreva por que o Sistema de Informações Geográficas (GIS) é considerado um sistema de informação. b) Apresente quais informações são geradas pelo GIS em relação a prevenção e controle do COVID-19, e como essas informações podem auxiliar no processo de tomada de decisão. c) Discorra sobre as dificuldades encontradas para o funcionamento do GIS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
b) Apresenta um mapa dinâmico e interativo, analisa assim a localização espacial e organiza camadas de informações em visualizações, usando mapas e cenas 3d. Permite acompanhar os casos de contágio e mortes causados pelo coronavirus, revelando assim insights com maior profundidade sobre os dados como padrões, relacionamentos, e situações, auxiliando na tomada de decisões.
c) O desafio é compilar as informações que não vêm mais única e exclusivamente de fontes oficiais como os governos, mas são coletados nas mais diversas instituições. Assim as dificuldades, são na aquisição e integração desses dados heterogêneos, o que requer governos, empresas e instituições acadêmicas para promover conjuntamente a formulação de políticas relevantes.
Espero ter ajudado :)
RESPOSTA LETRA A)
Porque o GIS trata-se de um de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas que importantes para a análise de evoluções espaciais e temporais de um fenômeno geográfico e as inter-relações entre diferentes fenômenos espaciais. Uma das principais aplicações do SIG é o planejamento e ordenamento territorial: urbano (planejamento de uma cidade), ambiental (controle e o monitoramento desmatamento na Amazônia). Fonte:
RESPOSTA LETRA B)
A informação geográfica é uma ferramenta poderosa para ajudar, esclarecer e combater a pandemia do COVID-19. No mapa dinâmico é possível acompanhar os casos de contágio e mortes causadas pelo Covid-19 e localizar de forma exata, os registros da doença. O mapa já é uma das principais referências sobre o impacto e a evolução das ocorrências do novo Covid-19. A tecnologia SIG é responsável por agrupar e cruzar as informações oficiais com insumos geográficos, promovendo assim, assertividade na tomada de decisões.
RESPOSTA LETRA C)
Existem dificuldades em vários níveis para o funcionamento eficaz do GIS. No nível dos dados, a dificuldade é compilar as informações que não vêm mais única e exclusivamente de fontes oficiais como os governos, mas são coletados nas mais diversas instituições. Há obstáculos na aquisição e integração desses dados heterogêneos, o que requer governos, empresas e instituições acadêmicas para promover conjuntamente a formulação de políticas corretas e relevantes.
Outro impasse é encontrar estratégias para ajustar os métodos técnicos tradicionais e melhorar a velocidade e precisão do fornecimento de informações à gestão social.
Explicação: