a) Descreva o que é o vulcanismo. b) Descreva como ocorre os terremotos. c) Como ocorrem os Tsunamis? d) Por que o Brasil não ocorre Terremotos de grande magnitude? e) O que é Escala Richter e Escala Mercalli- Modificada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O vulcanismo é o conjunto de atividades de movimentação e liberação de materiais magmáticos do interior para a superfície da Terra. É, portanto, toda e qualquer atividade relacionada com a dinâmica dos vulcões e do material por eles liberado.
b)A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas ou em falhas entre dois blocos rochosos, basicamente quando essas placas se chocam
c)Um tsunami costuma originar-se a partir de tremores ocasionados pelo tectonismo em áreas oceânicas, ou seja, um terremoto em baixo do mar
d)Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.
e)A Escala Richter é um sistema de medição utilizado para quantificar a intensidade dos terremotos conforme a sua manifestação na superfície terrestre
Escala de Mercalli Modificada, é uma escala qualitativa usada para determinar a intensidade de um sismo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas construídas e naturais.
Resposta: A) Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.
B) Os terremotos são causados pelas placas tectônicas que acabam se chocando, e também podem ser causados pelos vulcões, ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.
C) Um tsunami costuma originar-se a partir de tremores ocasionados pelo tectonismo em áreas oceânicas.
D)? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica , e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.
E) A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no Sul da Califórnia. Ela representa a energia sísmica liberada durante o terremoto e se baseia em registros sismográficos.
escala de Richter não avalia a intensidade sísmica em um local determinado ou em zonas urbanas. Para isso utilizamos uma escala de intensidade, a escala de Mercalli. Ela foi criada em 1902 pelo sismólogo italiano Giusseppe Mercalli. Essa escala, ao contrário da escala de Richter não se baseia em registros sismográficos e sim nos efeitos ou danos produzidos nas estruturas.
Explicação: