A) Descreva o cenário dominante que foi rompido pelo Pré-Modernismo.
Soluções para a tarefa
O cenário dominante era de um lugar ligado ao academicismo, em que as obras deveriam seguir um padrão. Na literatura, autores pré-modernistas passavam a fazer críticas sociais.
O Pré-Modernismo começou ainda no século XIX acabando na Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.
O contexto histórico do Pré-Modernismo está ligado ao crescimento da industrialização, o que muda a vida das pessoas. Além disso, essa fase marca o rompimento com o academicismo nas artes.
A ruptura é causada porque os autores e artistas no geral, não se preocupavam tanto com a estética, com a linguagem formal, mas com a mensagem que queriam passar.
Autores se sentem mais livres para fazem críticas sociais, devido aos problemas que a população passava.
Abraços!
O exercício é sobre o pré-modernismo
O pré-modernismo veio quebrar a hegemonia que o naturalismo e realismo tinham até aquele momento.
os pré-modernistas queriam escrever o que lhes desse vontade sem se imporem regras como retrato fidedigno da realidade, ser objetivo sempre, cientificismo e materialismo, linguagem descritiva e detalhada, etc
Com este repúdio ao academicismo os autores pre-modernistas se viam mais livres para falar dos problemas sociais que viam. O primeiro romance pré-modernista foi Os Sertões de Euclides da Cunha e Canaã de Graça Aranha.
O pré- modernismo surge no início do século XX, no meio do início da industrialização no Brasil, e vai até 1922 quando entra em cena o modernismo através da semana de artes modernas.
Na verdade o movimento pré-modernista serviu como fase de transição entre o cenário que havia e o modernismo. Passou da fase da espada para a fase das oligarquias, na política, bem como pela primeira guerra mundial.
Saiba mais sobre pré-modernismo:
https://brainly.com.br/tarefa/602286
Sucesso nos estudos!!!