História, perguntado por lalanascimento229, 1 ano atrás

a) Descreva a pintura, explicando de que modo o artista conseguiu transform ar o assassinato do revolucionário Marat num a cena heróica.
b) Que aspectos do período do Terror são destacados na pintura de David?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
83
Olá!

A) Jean-Paul Marat foi um político e revolucionário francês. Ele ficou conhecido por apoiar a população em suas demandas, tanto que fundou um jornal no ano de 1789, chamado de "O amigo do povo".

Sabendo disso, a alegria no rosto de Marat e sua postura, ainda portando um documento e a iluminação dão um tom heroico para a cena. Além disso, o pintor escreve "À Marat" na caixa, ao estilo de uma pedra tumular, o que significa que a pintura foi uma homenagem. 

Depois de ter conseguido êxito junto ao movimento revolucionário, Marat foi assassinado por uma opositora a punhaladas enquanto estava na banheira. Sua assassina foi Charlotte Corday e o fato ocorreu em 1793.

2) O Período do Terror, fato presente na história francesa, foi um período que durou de 1793 a 1794, onde uma facção dentro do partido jacobino, chamada Montanha, perseguiu e executou milhares de opositores políticos.

Estima-se que o número de mortes pode ter chego a 40 mil pessoas. A pintura retrata exatamente isso, o assassinato daqueles que eram opositores durante o Período do Terror.

Espero ter ajudado! 
Perguntas interessantes