A desconcentração industrial é o processo pelo quais as industrias deixam os grandes centros urbanos para se instalar em cidades menores, em busca de maiores beneficios para a produção industrial. De que maneira esse processo afeta a população das regiões que recebem novas industrias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O processo de desconcentração industrial no Brasil corresponde ao atual momento pelo qual a economia e a produção do espaço no país vêm passando, em que a localização concentrada das indústrias e investimentos vem gradativamente se revertendo. Com isso, embora ainda esteja latente a herança estrutural e financeira do Brasil nas áreas litorâneas, há uma relativa distribuição da atividade industrial em curso.
Entre as principais causas da desconcentração industrial no Brasil, é possível citar:
a) política governamental de interiorização do território a partir da segunda metade do século XX;
b) aumento da disponibilidade de infraestruturas em transportes e redes em algumas áreas mais afastadas do país;
c) afloramento da guerra fiscal, que gerou uma competição entre os estados brasileiros em busca da atração de indústrias;
d) oferta de terrenos e construção de áreas industriais e tecnopolos em cidades localizadas em regiões antes não industrializadas;
e) aumento na disponibilidade de mão de obra qualificada e barata nas regiões interioranas;
f) saturação das condições socioespaciais das áreas densamente industrializadas, com problemas relacionados com a excessiva poluição do ar, trânsito caótico, atuação sindical, aumento dos custos com mão de obra etc.