A descoberta dos isótopos propiciou uma nova compreensão acerca da estrutura atômica, explicando diversos fenômenos até então não compreendidos. Por exemplo, moléculas de água que contêm isótopos de oxigênio mais leves tendem a evaporar um pouco mais rápido do que aquelas que contém isótopos mais pesados. O isótopo de carbono 12 é adotado para determinar a massa atômica de elementos químicos enquanto que o isótopo de carbono 14 é amplamente empregado para datação de espécimes orgânicos.
Defina o que são isótopos, isóbaros e isótonos. Identifique o que os diferencia e dê exemplos de cada um deles.
Soluções para a tarefa
Elementos químicos podem apresentar a mesma quantidade de prótons, elétrons ou neutrons, e esta classificação leva aos conceitos de elementos isótopos, isóbaros e isótonos, respectivamente.
Isótopos podem ser identificados como o carbono 12 e 14, ao passo que isóbaros podem ser representados pelos elementos cálcio, o potássio e o argônio, enquanto isótonos são representados por elementos que apresentam a mesma quantidade de neutrons em seus átomos.
Resposta:
Isótopos são átomos de um mesmo elemento químico os quais apresentam o mesmo número atômico e diferentes números de massa.Ex: 1H1 (prótio), 1H2 (deutério), 1H3 (trítio). São todos isotopos pois possuem o mesmo numero de prótons, constituem o mesmo elemento químico porem diferem pelo numero de massa. Isóbaros são átomos de distintos elementos químicos os quais apresentam o mesmo número de massa e diferentes números atômicos .Ex: 20Ca40, 19K40, 18Ar40 - Se diferenciam pois são elementos diferentes, porem possuem o mesmo numero de massa. Isótonos são átomos de elementos químicos distintos os quais apresentam diferentes números atômicos, diferentes números de massa e o mesmo número de nêutrons.Ex: 6C12, 5B11, o Boro e Carbono constituem um exemplo de isótonos pois são elementos distintos, com números atômicos e de massa distintos, porem possuem mesma quantidade de nêutrons.