A descoberta do ouro, no final do século XVII e século XVIII, alterou o caráter da colonização brasileira na medida em que:
( ) O ouro rigidamente controlado em sua exploração, não foi alvo contra bando.
( ) Portugal equilibrou sua balança de pagamentos, libertando-se da dependência econômica inglesa.
( ) Resultou na interiorização da colonização e na entrada maciça de colonos, surgindo uma sociedade urbana e um mercado interno.
( ) A colonização ficou restrita ao litoral, não gerando grandes mudanças administrativas.
Soluções para a tarefa
Resposta: a primeira é a correta
Explicação:
O ouro foi encontrado por volta do ano de 1693, quando os paulistas, ou como são conhecidos, bandeirantes, encontraram fartura de minérios nas Minas Gerais. Este fator foi responsável por gerar uma forte demanda migratória para a região.
É correta a alternativa C, já que o ouro foi descoberto inicialmente onde hoje é o estado de São Paulo e posteriormente em maior quantidade em Minas Gerais e em Goiás.
Isto mudou o eixo econômico nacional: antes a economia colonial se baseava quase que integralmente na exportação de açúcar e outros produtos agrícolas para a Europa, e esta exploração era feita na região litorânea, em especial no nordeste. Como o ouro era muito mais lucrativo que o açúcar, o "foco" da colonização muda do nordeste e litoral para o sudeste e interior, vindo uma nova onda de imigrantes europeus para explorar este precioso recurso.