História, perguntado por maria62duraes, 1 ano atrás

A descoberta de ouro nos sertões do Brasil, na última década do século XVII, promoveu grandes transformações em toda a colônia. A esse respeito, leia com atenção as proposições abaixo:
1. ( ) A atividade mineradora promoveu um mercado de consumo, abastecido, em grande parte, por tropas de mulas que traziam gêneros, ferramentas e utensílios de outras regiões.
2. ( ) A crescente importância econômica da área mineradora levou a uma presença mais efetiva do Estado português. Um exemplo dessa presença foi a criação da Casa de Fundição e, posteriormente, a formação da capitania de Minas Gerais.
3. ( ) Inicialmente, não eram necessários grandes investimentos e tecnologia na exploração do ouro, que era conhecido por ouro de aluvião.
4. ( ) A descoberta do ouro aumentou significativamente a população, criou um novo centro econômico dinâmico e transformou, em parte, a sociedade e a cultura colonial. ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
11

1 – VERDADEIRO. Durante algum tempo, foi necessário o abastecimento por mantimentos trazidos de outros locais, até o estabelecimento da agricultura local.

2 – VERDADEIRO. As casas de fundição recolhiam os impostos na capitania de  São Paulo, que foi desmembrada após revoltas.

3 – VERDADEIRO. O baixo investimento atraiu milhares de pessoas para a região, que sonhavam em ficar ricas facilmente.

4 – VERDADEIRO. Assim, foi possível ocupar a região do interior do país.

Perguntas interessantes