A DESCOBERTA DA ESCRITA Tentava escrever e eles surgiam, levando todo o material. Confiscavam e sumiam. Sem satisfações, mas também sem recriminações. Não diziam nada, olhavam e recolhiam o que estava sobre a mesa. Tentou mudar de casa, não adiantou. Eles chegaram, apenas a caneta tocava o papel. Como se aquele toque tivesse a capacidade de emitir um sinal, perceptível somente por eles, como o infrassom para um cachorro. Levaram todos os papéis. E, quando ele tentou comprar, as papelarias não venderam sem a requisição oficial. Nenhum tipo de papel, nada. Caderno, cada criança tinha direito a cotas estabelecidas. Desvio de cadernos era punido com degredo perpétuo. Rondou as padarias e descobriu que o pão era embrulhado em plásticos finos, transparentes. BRANDÃO. Ignacio de Loyola O homem do furo na mão e outras histórias. São Paulo: Atica, 1987. p. 28-30 01) Qual é a informação principal desse texto? A) O infrassom para cachorros. B) Os papéis foram confiscados. & As crianças têm direito a cotas. D) O pão era embrulhado em plásticos. 02) De acordo com esse texto, o que o personagem tentou fazer para se livrar do problema? A) Vender requisições. B) Dar satisfações. C) Mudar de casa. D) Emitir um sinal.
pfvr alguem responde rapidoo❤
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
"O pão era embrulhado em plástico"
espero ter ajudado :)
1. A informação principal desse texto é:
B) Os papéis foram confiscados.
2. Para se livrar do problema, o personagem tentou:
C) Mudar de casa.
Explicação:
1. O texto "A descoberta da escrita", de Ignácio de Loyola Brandão, fala de como era difícil escrever após os papéis serem confiscados.
Na verdade, o autor está falando de censura. Todo material de trabalho dele fora confiscado pelos censores.
O escritor fora proibido de executar seu trabalho e inclusive de adquirir papel. Era preciso uma requisição oficial para que pudesse comprar papel. Nem papel de pão era possível usar, pois ele era embrulhado em plástico.
2. O trecho do texto que comprova a resposta é:
"Tentou mudar de casa, não adiantou."
Leia mais sobre censura em:
https://brainly.com.br/tarefa/3577276