A depressão e a ansiedade colocam o sujeito em relação com conteúdos que advém de uma imaginação que o mobiliza para o passado ou para o futuro, fazendo com que acaba remoendo conteúdos vividos ou não conseguindo lidar com aqueles que acha que poderá viver e que não serão agradáveis. Ou seja, a pessoa se desvincula por completo do momento presente. Com isso em vista, costuma-se indicar a meditação como uma prática que pode lidar com esse movimento tão negativo dos pensamentos.
Entre as justificativas do uso da meditação com tal finalidade temos:
I. Meditar coloca o sujeito no momento presente, por isso ele consegue diminuir, por exemplo, a ansiedade, pois diminui o movimento de ficar tentando prever o futuro o tempo todo.
II. Uma das práticas da meditação é a atenção plena, ou mindfulness, uma das únicas que realmente funciona no combate à depressão.
III. A meditação só pode ser usada em contextos religiosos, pois seus efeitos sobre a energia do corpo sutil podem ser perigosos.
A partir do que foi lido, é correto afirmar que:
A)
I e II estão corretas.
B)
Somente a I está correta.
C)
II e III estão corretas.
D)
I e III estão corretas.
E)
somente a III está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Resposta:
I e II estão corretas.
Mithiriethi:
Certo!
Respondido por
2
As alternativas I e II estão corretas, apenas. A ansiedade é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, por esse motivo, questões como essa são tão importantes para a sociedade.
A ansiedade muitas vezes está ligada a sofrer por antecipação e um autor brasileiro mundialmente conhecido, estudioso nessa área, é o famoso escritor e psiquiatra Augusto Cury. Em diversos livros como Ansiedade 1 e Ansiedade 2, Augusto tanto descreve a ansiedade como ensina técnicas de como lidar com ela.
Perguntas interessantes