Português, perguntado por milene4765, 9 meses atrás

A Depresão e seus impactos na vida do indivíduo​

Soluções para a tarefa

Respondido por NatyMarmontel8
1

A depressão é um transtorno mental comum com incidência em todas os locais do globo terrestre. Ela é fruto da interação de fatores sociais, biológicos e psicológicos e caracteriza-se por sintomas como tristeza, baixa autoestima, desânimo, distúrbios no sono e no apetite. Seu impacto sobre a vida das pessoas é devastador, de forma que é necessário encará-la com seriedade, reconhecer sua gravidade e seguir um tratamento adequado para que o quadro possa ser revertido.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. Ainda de acordo com a entidade, pelo menos 5% da população que vive em comunidade é acometida por esse mal. Essas informações são alarmantes, evidenciam a necessidade de buscar formas eficazes de terapia e expõem o quanto a sociedade contemporânea está vulnerável a essa doença, que atinge indivíduos de todas as idades e sexos, embora tenha maior tendência de se manifestar em mulheres. Seus efeitos negativos se irradiam de diversas formas, que vão desde a dificuldade de se relacionar e manter uma vida familiar e social saudáveis, até a influência exercida sobre o trabalho pela falta de motivação característica da enfermidade.

Embora seja reconhecida por muitos especialistas como uma doença grave e com enorme potencial incapacitante devido a seus efeitos já mencionados, um dos principais obstáculos no combate à depressão é a falta de tratamento. Isso se deve a baixa qualidade dos sistemas de saúde de muitos países e está também relacionado com o preconceito ainda existente por todo o mundo com relação a doenças mentais: muitos dos indivíduos depressivos, assim como as pessoas a sua volta, costumam negligenciar o problema e demoram a aceitar que estão doentes e a buscar meios de reverter a situação.

Sendo assim, faz-se necessária a colaboração entre os países e as organizações internacionais, com é o caso da OMS, a fim de intensificar o combate a depressão por meio de ações como campanhas informativas, com intuito de diminuir o preconceito e tornar mais fácil a identificação dos sintomas para as pessoas leigas, e a facilitação do acesso ao tratamento, pela distribuição gratuita dos medicamentos corriqueiramente utilizados para combater esse distúrbio, dando prioridade a ao enfrentamento dessa doença nos sistemas locais de saúde de cada um dos países.

espero ter ajudado <3

Perguntas interessantes